Os alunos dos colégios Marista de Santos, Santa Cecília e Ômega poderão conversar com a autora Lúcia Teixeira Furlani sobre tudo que aprenderam nas aulas auxiliadas pelo livro infantil Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo.
A primeira visita da autora será nesta terça-feira, 27/11, às 16h, no Colégio Marista de Santos. Lúcia será recebida por 50 crianças de duas turmas da 3ª série do Ensino Fundamental da escola.
Na próxima quinta-feira, 29/11, a autora estará presente no Colégio Santa Cecília, às 15h, onde 120 alunos e seus professores das turmas do 2º e 3º ano poderão tirar suas dúvidas sobre as aventuras do personagem do livro, o menino Lucas. No mesmo dia, às 16h, Lúcia debaterá com 26 alunos, do 4º ano, também do Ensino Fundamental, do Colégio Ômega.
Projeto Pedagógico – A autora insere naturalmente noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. Em segunda edição, já está sendo adotado em diversas escolas do País. Ganhou um Projeto Pedagógico e de Apoio ao professor, que tem a proposta de fazer com que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os professores como para os alunos, sugerindo desde aulas-passeio aos pontos turísticos, tipos possíveis de leitura, pesquisas, dramatizações, atividades artísticas, produção textual e brincadeiras.
O nome do projeto é Nossa História, Nossa Gente; tem como Temas Transversais (complementares) Meio Ambiente e Cidadania. Há um destaque especial para a releitura das obras de Benedicto Calixto e pesquisas sobre José Bonifácio, “um homem de muita sabedoria”.
As propostas de atividades inseridas no Projeto Pedagógico procuram fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”, afirma a escritora.
Sobre a história – Na história, o menino Lucas mergulha num mundo de sonhos, que mistura realidade e ficção. Ele interage com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos. Em incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.

Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia estréia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, aplicando sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. É presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.

Em 26.11.07
Assessoria de Comunicação UNISANTA – assecom@unisanta.br