A mais importante competição da natação nacional no semestre, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/36º Troféu Finkel deixa o eixo-Rio-São Paulo para ser disputado pela primeira vez em Santa Catarina. A competição será na Cidade Universitária Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), na av. Pedra Branca, 25, em Palhoça. Na Grande Florianópolis. As disputas se estendem até domingo (9), com EC Pinheiros, Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e Minas Tênis despontando como as três maiores forças entre 56 equipes inscritas.

A competição será a quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, após o Mundial de Melbourne, em março; o Troféu Maria Lenk, em maio; e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho. Após o Finkel, quem quiser ir às Olimpíadas terá novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP – o Torneio Open, o Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e o Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) de Natação – e no ano que vem, com o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk, em maio de 2008, os dois últimos no Rio de Janeiro.

Pelo programa, a primeira etapa de eliminatórias está marcada para terça-feira (04), a partir das 17 horas, com o desenvolvimento das seguintes provas; 50m livre F e M, 200m peito F e M, 800m livre F e 1500m livre M. As finais ocorrem na manhã de quarta-feira (5), a partir das 10 horas, com a definição dos primeiros campeões.

As demais etapas eliminatórias e finais, estão assim definidas: 2ª etapa (Eliminatórias, 4ª feira, 5/09, 17h / Finais, 5ª feira, 6/09, 10h) -200m livre F e M; 100m borboleta F e M; 50m costas F e M; 400m medley F e M e 4x50m livre F e M. 3ª etapa (Eliminatórias, 5ª feira, 6/09, 17h / Finais, 6ª feira, 7/09, 10h) – 400m livre F e M; 200m costas F e M; 50m borboleta F e M e 4x200m livre F e M.

4ª etapa (Eliminatórias, 6ª feira, 7/09, 17h / Finais, sábado, 8/09, 10h) – 50m peito F e M; 200m borboleta F e M; 1500m livre F, 800m livre M e 4x100m medley F e M. 5ª etapa (Eliminatórias, sábado, 8/09, 17h / Finais, domingo, 9/09, 10h) – 100m livre F e M; 100m costas F e M; 100m peito F e M; 200m medley F e M e 4x100m livre F e M.

NOVO COMPLEXO – O José Finkel marcará a inauguração do Complexo Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), construído no campus da Grande Florianópolis, em Palhoça.

O Complexo Aquático é uma obra em parceria com o Governo Federal, com recursos da União, Ministério do Esporte, Unisul, e o estado de Santa Catarina. É o empreendimento de maior destaque da universidade. O Complexo já recebeu atletas de várias regiões do Brasil e está se tornando um referencial do esporte em Santa Catarina e no Brasil.

O Complexo Aquático da Unisul possui três piscinas cobertas e aquecidas. Uma olímpica e outra de saltos, dentro dos padrões para eventos internacionais, que permitem a prática e o desenvolvimento da natação, pólo-aquático, saltos ornamentais, nados sincronizados e outras práticas voltadas para a atividade física e saúde.

A piscina olímpica tem 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, com 2 metros de profundidade. A piscina de saltos tem 25 metros de comprimento por 15 metros de largura, com 5 metros de profundidade. A piscina fisioterápica possui 12 metros de comprimento por 6 metros de largura, a profundidade varia entre 0,41 metros, 1,05 metros, até 1,50 metros.