Depois de treinar por cerca de duas horas, a equipe da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), composta por 55 atletas, entre os quais dez pan-americanos, embarcou na manhã deste domingo (2) para Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina, onde será realizado, a partir de terça-feira (4), o Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/36º. Troféu José Finkel. A competição será desenvolvida até domingo (9), no novo Complexo Aquático da Unisul.

Com 55 atletas, a UNISANTA terá a segunda maior delegação na disputa. Ela terá 186 quedas na água, mesmo número do EC Clube Pinheiros, atual tetracampeão, dono do maior contingente, com 57 atletas. O Minas Tênis, outra força do Brasileiro, terá 49 atletas e 169 quedas na água.

Das 56 equipes inscritas para a disputa, 20 são de São Paulo. Depois, aparecem Grande do Sul e Bahia empatados cada um com 5 clubes inscritos. O EC Pinheiros tem a maior representação masculina com 34 atletas, enquanto a UNISANTA tem a maior feminina, com 28 nadadoras. Apenas 10 equipes dos 56 participantes têm os revezamentos masculino e feminino.

A competição será a quarta seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, após o Mundial de Melbourne, em março; o Troféu Maria Lenk, em maio; e os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho.

Após o Finkel, quem quiser ir às Olimpíadas terá novas chances em dezembro deste ano, quando serão disputadas três competições simultâneas em São Paulo/SP – o Torneio Open, o Brasileiro Sênior (Troféu Daltely Guimarães) e o Brasileiro Júnior (Troféu Júlio de Lamare) de Natação – e no ano que vem, com o evento-teste na China, em fevereiro; o Sul-Americano Absoluto, em março; e por fim, o Troféu Maria Lenk, em maio de 2008, os dois últimos no Rio de Janeiro.

O Esporte Clube Pinheiros luta pelo seu quinto título seguido, algo só realizado pelo Flamengo, na década de 80, quando conquistou oito campeonatos consecutivos, de 1980 a 87. O rubro-negro carioca permanece como o maior detentor de títulos do Troféu Finkel com 12 conquistas, seguido por Pinheiros, com nove; Minas Tênis, cinco; Botafogo, quatro; Vasco da Gama, dois; Fluminense e Hebraica, um cada.

A UNISANTA – Os técnicos Márcio Latuf, Gerson Pazian, Joel Moraes e Alexandre Paes, sob a supervisão da coordenadora de natação da UNISANTA, Rosa do Carmo José, responderão pela orientação técnica dos atletas santistas na mais importante competição do semestre em nível nacional.

A UNISANTA terá dez dos seus atletas pan-americanos em Santa Catarina: o medalhistas de ouro nos 100 e 200m borboleta, Kaio Márcio de Almeida, o medalhista de prata no 4×100 medley e vice-campeão mundial universitário nos 50m peito, Felipe Lima, e mais Leonardo Guedes, Felipe May Araújo, Luiz Rogério Arapiraca, Lílian Cerroni, Larissa Cieslak, Ana Marcela Cunha, Nayara Ribeiro e Michelle Lenhardt, além do técnico da seleção nacional, Márcio Latuf.

A COMPETIÇÃO – A mais importante competição da natação nacional no semestre, o 36º Troféu Finkel, deixa o eixo-Rio-São Paulo para ser disputado pela primeira vez em Santa Catarina. A competição será na Cidade Universitária Pedra Branca da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), na Avenida Pedra Branca, 25, em Palhoça. Na Grande Florianópolis.

Pelo programa, a primeira etapa de eliminatórias está marcada para terça-feira (04), a partir das 17 horas, com o desenvolvimento das seguintes provas; 50m livre F e M, 200m peito F e M, 800m livre F e 1500m livre M. As finais ocorrem na manhã de quarta-feira (5), a partir das 10 horas, com a definição dos primeiros campeões.

As demais etapas eliminatórias e finais, estão assim definidas: 2ª etapa (Eliminatórias, 4ª feira, 5/09, 17h / Finais, 5ª feira, 6/09, 10h) -200m livre F e M; 100m borboleta F e M; 50m costas F e M; 400m medley F e M e 4x50m livre F e M. 3ª etapa (Eliminatórias, 5ª feira, 6/09, 17h / Finais, 6ª feira, 7/09, 10h) – 400m livre F e M; 200m costas F e M; 50m borboleta F e M e 4x200m livre F e M.

4ª etapa (Eliminatórias, 6ª feira, 7/09, 17h / Finais, sábado, 8/09, 10h) – 50m peito F e M; 200m borboleta F e M; 1500m livre F, 800m livre M e 4x100m medley F e M. 5ª etapa (Eliminatórias, sábado, 8/09, 17h / Finais, domingo, 9/09, 10h) – 100m livre F e M; 100m costas F e M; 100m peito F e M; 200m medley F e M e 4x100m livre F e M.

NOVO COMPLEXO – O José Finkel marcará a inauguração do Complexo Aquático da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), construído no campus da Grande Florianópolis, em Palhoça.

A obra contou com a parceria do Governo Federal, com recursos da União, Ministério do Esporte, Unisul, e o estado de Santa Catarina. É o empreendimento de maior destaque da universidade.

O Complexo Aquático da Unisul possui três piscinas cobertas e aquecidas. Uma olímpica e outra de saltos, dentro dos padrões para eventos internacionais, que permitem a prática e o desenvolvimento da natação, pólo-aquático, saltos ornamentais, nados sincronizados e outras práticas voltadas para a atividade física e saúde.

A piscina olímpica tem 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, com 2 metros de profundidade. A piscina de saltos tem 25 metros de comprimento por 15 metros de largura, com 5 metros de profundidade. A piscina fisioterápica possui 12 metros de comprimento por 6 metros de largura, a profundidade varia entre 0,41 metros, 1,05 metros, até 1,50 metros.