Clique aqui para ler a carta original em inglês no formato PDF

Em sua carta de boas-vindas aos nadadores, técnicos, árbitros e dirigentes que tomarão parte da etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, que abrirá o mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup, em 26 de janeiro próximo, o presidente da Federação Internacional, Mustapha Larfaoiu, enfatiza a importância do evento e enaltece a ação da Comissão Organizadora da prova, promovida pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), bem como na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), que dá sua chancela à disputa.

O dirigente lembra que a etapa internacional Renata Agondi, que será o ponto alto das comemorações alusivas ao Dia da Cidade de Santos, marca uma nova fase na natação de águas abertas do mundo, sendo a largada para uma caminhada que leva aos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China.

A Travessia Renata Agondi, neste dia 26 de janeiro próximo, reunirá, em Santos, os maiores nomes da natação de maratonas aquáticas do mundo, em uma disputa de 10 km, nos mesmos moldes da competição a ser realizada em Pequim, e ainda no Rio de Janeiro, nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Mustapha enfatiza o fato de a competição só ter se tornado possível graças ao trabalho e o esforço da CBDA e da Comissão Organizadora da II Travessia Renata Agondi, respaldadas no substancial apoio dos patrocinadores e autoridades municipais e estaduais.

Segundo ele, somente o empenho e a comunhão na ação dos diversos segmentos envolvidos viabiliza o sucesso da iniciativa proposta por sua entidade. O presidente da FINA encerra sua missiva, desejando a todos uma grande competição e que vença o melhor.

COMPETIÇÃO – A competição será disputada na distância de 10 km, com uma dotação de US$ 20 mil, a serem rateados entre os oito primeiros colocados de cada categoria. A competição reunirá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, bem como os medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália.

Também participam os 20 melhores atletas (dez homens e dez mulheres) da segunda etapa da disputa, que ainda contou pontos para os Campeonatos Paulista e Brasileiro.

A etapa internacional da Travessia Renata Agondi dará início a um novo formato de competições de maratonas aquáticas em âmbito mundial. Para 2007, a Fina definiu que as disputas em águas abertas passarão a contar com dois circuitos distintos: o primeiro e mais importante, denominado World Cup Fina, terá um total de 12 provas, com dotação obrigatória de US$ 20 mil, e a participação dos melhores nadadores do mundo.

O segundo, chamado de Grand Prix de Maratonas Aquáticas, terá cerca de nove provas, com distâncias a partir de 15 km e dotação livre. Com isso, a Fina prioriza as disputas de 10 km, distância adotada para as provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos, já a partir de Pequim 2008.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp e Terracom.