Ana Marcela Cunha, pentacampeã de Maratona Aquática e eleita sete vezes melhor atleta da categoria pela FINA, esteve nesta segunda (20/12), em Santos, para assinatura de renovação do contrato com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) por mais um ciclo olímpico – Paris / 2024.
A nadadora conquistou o pentacampeonato no dia 16/12, durante a última etapa do FINA Marathon Swim Series, em Abu Dhabi e se consagrou como a maior vencedora da história de campeonatos mundiais. E, para fechar o ano com chave de ouro, na sexta-feira (17) a atleta da Unisanta foi eleita pela Federação Internacional de Natação (Fina) a melhor atleta de maratona aquática do mundo pela sétima vez em 11 anos.
Ana afirmou que esse foi o melhor ano de sua vida e que sempre teve seus objetivos muito claros. “Eu tenho entrevista gravada de 2006, quando eu tinha 14 anos, e eu falo: ‘Estou treinando para ir pros Jogos Panamericanos de 2007 e para Pequim 2008’. E eu consegui isso. Desde pequena, eu sempre tive essas coisas na minha mente, minha família me ajudou muito, sempre fui muito determinada, eu sempre tive esse desejo”.
Seu clube desde 2007, Ana Marcela falou do apoio e carinho que a Unisanta e a família Teixeira tiveram com ela. “Eu me mudei no começo de 2007 para Santos, acho que esse foi o meu primeiro passo para poder ‘dar um up’ absurdo na minha carreira. Acho que a segunda coisa muito importante para mim, de ter vindo para o Santa, foi que a família Teixeira sempre deixou muito claro que o Esporte e a Educação são aliados, então hoje eu sou uma atleta formada, o que é uma coisa muito difícil no nosso país. Talvez 70% dos atletas na Seleção Brasileira, no máximo, têm o Ensino Médio feito, então acho que isso foi um grande marco pra minha vida ter conseguido vencer como atleta e ser formada.”
O pró-reitor Administrativo da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Teixeira, foi o responsável pela vinda de Ana Marcela para Santos. “Eu acho fundamental, quando você atinge um objetivo tão importante como é a medalha de ouro em uma Olimpíada, você continuar confiando e nós, aqui da Unisanta, queremos mostrar que a Ana Marcela, que é uma referência, é um exemplo para todos os atletas, que normalmente dizem que querem ir pra fora e treinar no exterior, ser prova de que é possível aqui no Brasil, com a estrutura, com apoio, com o trabalho das comissões técnicas, das equipes multidisciplinares, ter resultados como alcançar uma medalha olímpica”. Ele também disse já estar com pensamentos positivos para Paris 2024, onde espera que Ana Marcela represente Santos e o Brasil de novo.
Os planos da nadadora agora estão voltados para a preparação de um novo ciclo olímpico. Em 2023, já começam as seletivas para Paris através do Campeonato Mundial, em Doha, que Ana Marcela já planeja conquistar novamente.