Nicholas Santos, atleta da Unisanta/Fupes, conquistou o tricampeonato no Campeonato Mundial de Piscina Curta (25m), em Abu Dhabi, nesta segunda-feira (20). Aos 41 anos, ele competiu na prova dos 50m borboleta e garantiu o ouro.

O nadador já havia sido campeão em 2012 e 2018. A intenção de Nicholas na competição, além do ouro, era conseguir bater seu próprio recorde mundial em piscina curta, 21s75. Desta vez, finalizou a prova com 21s93. Atrás dele, vieram Dylan Carter (21s98), de Trinidad e Tobago, e Matteo Rivolta (22s02), da Itália.

O principal rival de Nicholas na prova, o russo Szebastian Szabo, terminou em quarto lugar.

“Não é fácil, foi uma prova muito forte. Essa final mostra quem segura a onda e quem não segura. Dei o meu melhor, não consegui bater o recorde mundial. Mas, aos 41 anos, isso mostra que a idade realmente é só um número. Quem se dedica, quem tem foco, consegue chegar lá. Não tem segredo, mas tem de abrir mão de muita coisa”, disse o nadador ao SporTV.

Esta foi a 11ª medalha de Nicholas em mundiais. O único nadador brasileiro com mais medalhas é Cesar Cielo, que possui 12.