Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, e Sport Club Corinthians Paulista, as duas maiores forças estaduais da categoria, voltam a se enfrentar no próximo final de semana (sábado, 8, e domingo, 9), no Campeonato Paulista Infantil I e II de Verão/V Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha, em competição marcada para a piscina longa (50 metros), do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, da instituição de ensino santista. A disputa encerra o ciclo de grandes competições da Federação Aquática Paulista em 2007.
A UNISANTA, que mantém a hegemonia da categoria desde a temporada de inverno de 2006 – são, portanto, três conquistas consecutivas, computando-se ainda os títulos de verão de 2006 e de inverno deste ano -, luta pelo bicampeonato do Estadual de Verão, enquanto o Corinthians, bicampeão de verão, em 2001/2002, pretende ir além do vice-campeonato obtido na temporada de inverno deste ano, quando ficou atrás da UNISANTA por uma diferença de apenas 2,50 pontos.
Além de UNISANTA e Corinthians, o Esporte Clube Pinheiros aparece entre os postulantes ao título, diante do seu retrospecto na história do Paulista de Verão. Nos últimos dez anos, a equipe paulistana venceu em seis oportunidades: de 1997 a 2000 e nos bi de 2004 e 2005.O Paulista Infantil de Verão terá um total de 64 provas, divididas em três etapas, duas no sábado (08), nos períodos da manhã e tarde, e uma no domingo (9), na parte da manhã.