Termina nesta quarta-feira (21/11) o prazo de inscrição para a disputa do Campeonato Paulista Infantil I e II de Verão/V Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha. A competição está marcada para os dias 8 e 9 de dezembro próximo, na piscina longa do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília. Sob o comando dos técnicos Joel Moraes Santos Júnior e Maressa Nogueira, a UNISANTA luta pelo tricampeonato, depois de ter vencido nas temporadas de 2006 e 2003. Nas duas oportunidades, em São Paulo.
A expectativa é de que cerca de 300 atletas de 50 agremiações, associações e instituições de ensino tomem parte das disputas, No total, serão disputadas 64 provas, divididas em três etapas, sendo duas no dia 8 (sábado) e uma no dia 9 (domingo).
Vencedora nas três últimas edições de campeonatos estaduais da categoria (dois de inverno e um de verão), a UNISANTA figura entre os favoritos à disputa do título, mas terá pela frente adversários de respeito, como Sport Club Corinthians Paulista, Clube Paineiras do Morumbi e Esporte Clube Pinheiros.
No Paulista de Inverno deste ano, a UNISANTA chegou ao tricampeonato, graças a uma dramática vitória sobre o Corinthians, na piscina do Clube Internacional de Regatas, em Santos. Apenas 2,50 pontos separaram a duas equipes, o que atesta o equilíbrio de forças.
No final de semana, o mesmo Corinthians sagrou-se, uma vez mais, vice-campeão brasileiro infantil de verão, em competição vencida pelo Minas Tênis. A UNISANTA, com uma equipe bastante reduzida terminou na quinta colocação, superada ainda pelo Paineiras, terceiro colocado.
Mas o desempenho de nadadores como Matheus Louro Neto, campeão brasileiro nos 100 e 200 metros nado de peito, Paulo Magalhães de Paula e Giulia Arcuri Bassani, entre outros, levam a comissão técnica santista a confiar em mais um bom desempenho, mesmo porque eles competirão em uma piscina a qual estão habituados a treinar.