Os treinos puxados na piscina da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), sob a orientação da professora Marta, trouxeram os resultados esperados. Ondamar Silva, 71, foi o grande nome do 8º. Campeonato Sul-Americano de Natação Master, disputado na Ilha Margarida, na Venezuela. Competindo na categoria de 70 a 74, ele conquistou 11 medalhas, sendo dez de ouro.
Ondamar venceu seis provas individuais em piscina e uma travessia de 3 km, em mar aberto. Dos quatro revezamentos em que esteve presente, ocupou o lugar mais alto do pódio em três oportunidades e foi bronze na quarta.
Seu melhor desempenho foi na prova dos 200 metros nado livre. “Essa foi a única prova a qual encarei como uma obrigação de me dar bem, já que buscava os recordes brasileiro e sul-americano da mesma. Nadei para 2m48s26, alcançando os objetivos propostos e elevando para 28 o números de recordes em piscina. Agora, são 14 brasileiros e 14 continentais”, afirmou.
Ainda em piscina, Ondamar venceu nos 100m costas, com 1m33s21; nos 400m livre, com 6m17s03; nos 50m livre, com 32s10; nos 50m costas, com 39s84, e nos 100m livre, com 1,14s59. “Como em todas eu já tinha os recordes brasileiros e sul-americanos, nadei-as apenas para vencer, sem a preocupação com o tempo”, destacou.
Nos 3 km em mar aberto, Ondamar venceu com o tempo de 55m17. “Todos estes resultados me garantiram ainda o troféu de melhor nadador do Sul-Americano Master em minha categoria”, ressaltou.
Agora, Ondamar segue a rotina dos treinos, em busca de mais recordes Desta vez em piscina de 25 metros. “Na Copa Vermelhinha, marcada para dezembro, no Internacional, foi oficializar as tentativas de recordes nas provas de 100 metros nado de costas e 200 metros nado livre”, explica, justificando assim a sua ausência em duas das seis provas para as quais normalmente se inscreve em competições em piscina. “Quero concentrar minha força”, admite.