Com 12 dias para sua realização, a II Maratona Aquática da Cidade de Santos/ Troféu Renata Agondi já conta com 90 atletas de 17 países, o que a coloca com a mais importante competição do gênero em toda a história do esporte. Jamais uma prova de águas abertas reuniu tantos competidores estrangeiros e de um nível técnico como o que se apresenta para a disputa do próximo dia 26, na abertura do mais importante circuito mundial de maratonas aquáticas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.
Marcada para a Praia do Boqueirão, em Santos, a competição terá sua primeira largada às 10 horas (feminina) e a segunda e última, às 10h10 (masculina). A competição integra as comemorações do 462º. Aniversário da Cidade de Santos e serve como seletiva para a formação da seleção brasileira (dois homens e duas mulheres) para o Mundial de Maratonas Aquáticas de Barcelona, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Dos 90 atletas inscritos, 26 são brasileiros. Depois surgem com maiores contingentes a Rússia (tricampeã mundial), com 11 atletas; Estados Unidos e Itália, com oito; México, 6; Nigéria, Portugal, França, Argentina, Egito, Espanha, França e Israel, 3; Alemanha, 2; Chile, Holanda e Polônia, um cada. O número de alemães deve chegar a cinco e a Fina deve confirmar a inscrição de três atletas da Nova Zelândia, o que elevaria para 95 o número de competidores.
Além de 20 mil dólares em prêmios, os atletas lutam pelos precisos pontos no ranking mundial da Fina. Dos atletas inscritos, apenas os russos já estão no Brasil, realizando treinos diários na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organizadora do evento. Os demais começam a chegar à Santos no próximo dia 20 (domingo). Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada.

Travessia Nacional – Nadadores de águas abertas de todo o Brasil têm apenas até a próxima quinta-feira (17) para garantir presença na maior festa da modalidade no País, marcada para o próximo dia 26, no aniversário da Cidade de Santos. Na quinta-feira, às 17 horas, termina o prazo de inscrição para a Travessia Nacional UNISANTA/ Renata Câmara Agondi, prova de 1,2 km que dá chance única de estar-se lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, na Praia do Boqueirão, já que se trata da preliminar da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008
Esta Travessia Nacional UNISANTA/Troféu Renata Agondi é aberta a nadadores das mais diferentes idades (do mirim a master) e condição atlética. A premiação inclui mais de 140 troféus, bem como medalhas de participação. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Lobo Vianna, 67, ou Rua Oswaldo Cruz, 277. Informações pelo telefone (13) 3202.7126.
Inscrições ainda através dos sites www.unisanta.br/maratona e www.maratonaaquatica.com.br . Nesta hipótese, o comprovante pagamento, mediante depósito bancário, pode ser enviado, via fax, através dos números (11) 4127-6538, (13) 3234-5297 ou (11)4451-6116. Também pode ser enviado, via e-mail, para o endereço: harley@maratonaaquatica.com.br . O site www.ativo.com também está autorizado a receber inscrições. O depósito bancário deve ser feito em favor do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – Banco Itaú – agência 2217 – c/corrente 03514-2, CNPJ 58.251.711/0001-19. Para maiores informações sobre a prova: (11) 3884-7557 ou (11) 8369-9226. Regulamento completo nos sites: www.unisanta.br/maratona ou www.maratonaaquatica.com.br .
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy; Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP.