A maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, foi o grande destaque da 45ª edição da Travessia Mar Grande – Salvador, disputada neste domingo (13), entre a Praia do Duro, na Ilha de Itaparica e a Praia do Porto da Barra, em Salvador. A nadadora da equipe santista conquistou o bicampeonato, superando os cerca de 12 km da disputa. A disputa reuniu 85 atletas, entre eles 20 mulheres. No masculino, a vitória foi de Igor Silva, que deixou para trás o favoritismo de Rafael Mota Gallo. A Travessia Mar Grande, lançada em 1955, é a mais antiga do País. Ana Marcela deu um show nadando para 1h54m20, sendo mais rápida inclusive do que Igor Silva, primeiro na categoria masculina.
Aliás, a diferença entre os dois foi considerável. Isso porque o vencedor entre os homens terminou a prova em 1h57min33, ou seja, mais de três minutos mais lento do que Ana Marcela. Rafael Mota, tido como favorito para a prova pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), chegou em segundo na categoria masculino, com o tempo de 2h2m19
Figurando entre as favoritas para garantir numa das duas vagas feminina na seleção brasileira de maratonas aquáticas para a disputa do Mundial de Barcelona, Ana Marcela usou a Travessia de Mar Grande como forma de incrementar sua preparação para a disputa da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição marcada para 26 deste mês, na Praia do Boqueirão, em Santos. Esta disputa, com percurso de 10 km, apontará os quatro integrantes da equipe brasileira (dois homens e duas mulheres) para o Mundial, que servirá de sletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Ana Marcela vencera a Travessia Mar Grande pela primeirea vez em 2006. No ano passado, um erro na estratégia de competição lhe custou a vitória. Desta vez, ela não deu espaço ás adversárias, não apenas terminando em primeiro como ratificando a grande fase que atravessa. Ana, em 2007, ainda conquistou, de forma antecipada, os bicampeonatos brasileiros de 5 e 10 km. Organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), em parceria com o Grupo A Tarde, a Travessia Mar Grande-Salvador tem o apoio da Embasa, empresa Baiana de Águas e Saneamento e Sudesb/Superintendência de Desportos da Bahia.