Entre os inúmeros motivos que transformam a II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi no grande acontecimento do ano no País, na modalidade, um, em particular, detém a atenção dos brasileiros. Marcada para o próximo dia 26, a partir das 10 horas, na Praia do Boqueirão, como parte das comemorações do aniversário da Cidade de Santos, a prova que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008, servirá como única seletiva para a definição da equipe brasileira (dois homens e duas mulheres), para o Mundial de Águas Abertas de Sevilha, na Espanha, de 3 a 8 de maio, competição que definirá os atletas para os 10 km dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
E entre os 87 atletas já inscritos para esta II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, destacam-se os 26 integrantes da elite brasileira de maratonas aquáticas. São 18 homens e oito mulheres, entre os quais a vice-campeã mundial de 5 e 10 km e vice-campeã pan-americana dos 10 km, Poliana Okimoto; a bicampeã brasileira dos 5 e 10 km, Ana Marcela de Jesus Cunha; a campeã sul-americana de 5 km de 2006, Maria da Penha, a Pepenha; o medalha de bronze no Pan Rio 2007, Allan do Carmo; o campeão brasileiro e águas abertas de 2006, Luiz Lima, e Marcello Romanelli, integrante da equipe pan-americana de 2007.
Assim, além de brigar com os melhores do mundo por um lugar no pódio, os nadadores brasileiros terão uma disputa à parte pelas vagas no Mundial/seletiva Olímpica, que promete muita emoção e um nível técnico jamais observado em provas do gênero no Brasil.E além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada
Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), esta II Maratona Aquática internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, terá uma dotação de U$ 20 mil, bem como pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina.

LARGADAS – A II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, terá sua largada às 10 horas, na Praia do Boqueirão. Antes disso, no mesmo local, às 9h20, será dada a largada para a primeira das duas baterias da Travessia Nacional UNISANTA/Renata Agondi, prova com percurso de 1,2 km, aberta à participação de atletas de todas as categorias e níveis de nado. A segunda e última bateria, terá início às 9h35.
O Cronograma inclui ainda a abertura oficial, com hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro, a partir das 9 horas. O Congresso de Abertura da Maratona Aquática Internacional, está marcado para às 19 horas do dia 24, no Auditório do Bloco E, na UNISANTA, à Rua Cesário Mota, 8, no Boqueirão, sendo que o Congresso Técnico ocorre no dia seguinte (25), no mesmo local, a partir das 10 horas. Já o Congresso Técnico da Travessia Nacional será realizado no dia da competição, na Praia do Boqueirão, a partir das 8h30, com a concentração dos atletas a partir das 7h30.

TRAVESSIA NACIONAL – Nadadores de águas abertas de todo o Brasil têm apenas até a próxima quinta-feira (17) para garantir presença na maior festa da modalidade no País, marcada para o próximo dia 26, no aniversário da Cidade de Santos. Na quinta-feira, às 17 horas, termina o prazo de inscrição para a Travessia Nacional UNISANTA/ Renata Câmara Agondi, prova de 1,2 km que dá chance única de estar-se lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, na Praia do Boqueirão, já que se trata da preliminar da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008
Esta Travessia Nacional UNISANTA/Troféu Renata Agondi é aberta a nadadores das mais diferentes idades (do mirim a master) e condição atlética. A premiação inclui mais de 140 troféus, bem como medalhas de participação. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Lobo Vianna, 67, ou Rua Oswaldo Cruz, 277. Informações pelo telefone (13) 3202.7126. Inscrições ainda através dos sites www.unisanta.br/maratona e www.maratonaaquatica.com.br . Nesta hipótese, o comprovante pagamento, mediante depósito bancário, pode ser enviado, via fax, através dos números (11) 4127-6538, (13) 3234-5297 ou (11)4451-6116. Também pode ser enviado, via e-mail, para o endereço: harley@maratonaaquatica.com.br . O site www.ativo.com também está autorizado a receber inscrições. O depósito bancário deve ser feito em favor do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – Banco Itaú – agência 2217 – c/corrente 03514-2, CNPJ 58.251.711/0001-19. Para maiores informações sobre a prova: (11) 3884-7557 ou (11) 8369-9226. Regulamento completo nos sites: www.unisanta.br/maratona ou www.maratonaaquatica.com.br.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Blue Seventy; Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP