O convite foi divulgado nos jornais A Tribuna e Zero Hora, em revista eletrônica e um blog de esportes internacionais

A convocação do nadador Nicholas Santos ao Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul, foi divulgada em mídia nacional. O jornal A Tribuna, publicou uma nota na página C-4, no Caderno Esportes da edição desta segunda-feira (10/6), em que ressalta o bom desempenho do atleta como justificativa para o convite.

Em seu site, o jornal A Tribuna divulgou um trecho da declaração da Federação Internacional de Natação (FINA). “Após o excelente desempenho do nadador no FINA Champions Swim Series 2019, a FINA tem o prazer de convidar o Sr. Santos para participar do Campeonato Mundial da FINA que será realizado em Gwangju, em julho de 209. Dessa forma gostaríamos muito que a CBDA inscrevesse o Sr. Santos, levando em conta, é claro, as regras da FINA sobre o número de nadadores com índices A e B”.

Ao jornal, Nicholas afirma que está muito feliz com o convite para participar do Mundial e que a competição será muito forte. “Agradeço ao Cornel Marculescu – executivo da Fina – pela carta convite e pelas palavras. Feliz também com os resultados recentes no Fina Series, conseguindo meu melhor tempo, recorde sul-americano e 1º tempo do mundo no ano. Aproveito a ocasião para agradecer a Unisanta, Marcelo Teixeira, a coordenadora Rosa do Carmo, técnico Marcio Latuf, pelo suporte, estando ao meu lado todo o tempo”.

Já o site do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, ressalta que a CBDA ‘voltou atrás dos critérios que havia estabelecido e convocou Nicholas Santos para o Mundial de Esportes Aquáticos’ e que o motivo é o convite da FINA oferecido ao atleta.

O texto explica que o convite foi feito pela FINA acreditar no ganho técnico de ter Nicholas no Mundial. “A Fina enviou carta à CBDA solicitando sua convocação e se oferecendo para pagar as despesas do brasileiro na Coréia” e que Nicholas irá preencher a vaga de Gabriel Santos, que abriu mão da prova dos 50m. “Aí, sem custos e sem causar prejuízo a nenhum outro nadador, a CBDA topou convocar Nicholas”.

Divulgação internacional

O convite feito pela FINA à Nicholas Santos também foi divulgado em um site de revista internacional de Natação, o Swimming World Magazine, dos Estados Unidos. A matéria destaca que Nicholas é o recordista mundial dos 50m borboleta e que ‘possui, aos 39 anos, um novo recorde brasileiro e sul-americano, levando-o a ser o número 1 do ranking mundial em 2019’.

O blog Swim e Swam, dos Estados Unidos, aborda que Nicholas é especializado em 50 metros borboleta e que não foi escolhido na seletiva do Brasil para o Campeonato, mas por tiver ótimos resultados, entre eles ser o número um no ranking, ele recebeu o convite para ir à Coreia.

O convite – O nadador Nicholas Santos, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi convidado pela Federação Internacional de Natação (FINA) para integrar o grupo de atletas que irão participar do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, na Coréia do Sul, em julho de 2019.

Segundo o boletim emitido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o atleta foi convocado e inscrito para a prova dos 50m nado borboleta por’ seu bom desempenho na Fina Champions Swin Series, possuir atualmente o melhor tempo do mundo, vencendo a última seletiva no Troféu Maria Lenk, e hoje mostrar-se o melhor atleta brasileiro na referida prova’.