Em entrevista ao programa Viva o Esporte, do canal BandSports, Nicholas Santos, atleta da Unisanta, disse estar trabalhando para bater seu próprio recorde na prova de 50 metros borboletas em piscina curta. Nicholas conseguiu quebrar o recorde mundial em 2018, com o tempo de 21s75, durante a Copa do Mundo de Natação.

“Agora na Regular Season, das cinco provas que eu nadei, eu ganhei as cinco provas. Fui melhorando o tempo, fiz 22s38, 22s18, 22s0, 21s83 e 21s81, então é bem próximo desse recorde, né, mas eu acho que eu consigo até o Mundial em dezembro em Abu Dhabi”, disse o atleta de 41 anos.

Nicholas também comentou sobre o treinamento individualizado, tipo de treinamento que pratica e defende. “Eu tenho 41 anos, tem outro atleta de 25 anos, a recuperação dele é completamente diferente. Tem pontos específicos do nado dele que precisa ser analisado, então a gente não pode fazer o mesmo treinamento. Não dá para pegar 40 atletas e jogar o mesmo treino e acreditar que o resultado vai ser bom para todos. A minoria pode se dar muito bem e o restante vai ficar ali treinando e não encontrando a sua melhor natação.”

O atleta da Unisanta possui um treino focado mais em “lapidar” os detalhes para suas provas. Com menos treinos de volume, Nicholas e seu treinador focam na intensidade, com uma agenda um pouco menor do que o nadador mais novo, que normalmente participa de treinos duplos.

Por conta da idade, o nadador acredita que conseguirá nadar por mais um ano, mas ele já tem planos para o futuro pós-natação. Atualmente, Nicholas é o manager da Oxygen Swimming, empresa que forma nadadores de alto rendimento por meio de conhecimento técnico, disciplina e tecnologia.