A velocista Natalia Grava conquistou a primeira medalha para a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), ao conquistar o terceiro lugar na prova dos 50 metros nado livre, com o tempo de 26s39, na manhã desta quarta-feira (05), no primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno/36º. Troféu José Finkel, disputado no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
A disputa foi vencida pela campeã pan-americana Rebeca Gusmão, do Serc/São Caetano, que logo após a chegada, passou mal, desmaiou quando era amparada por Michelle Lenhardt, da UNISANTA, e foi prontamente socorrida pela equipe médica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
A atleta brasiliense precisou de oxigênio, em razão de problemas respiratórios já apresentados pouco antes da largada para a prova que abriu o programa. A nadadora é asmática. “Rebeca está bem. Ela teve abalos musculares e vômitos logo após competir. Ela começou a passar mal na véspera e chegou a tomar raniditina e vomitou após o café da manhã. Depois da prova, sua pressão ficou em 17 por 10, o que é normal por ser uma resposta fisiológica pós-exercício, e após receber o pronto-atendimento no próprio Parque Aquático da Unisul, foi encaminhada ao Hospital Governador Celso Ramos, apenas por precaução”, explicou médica Renata Castro, da CBDA.
A prova foi bem disputada e decidida na batida de mão, com Flavia Delaroli, do EC Pinheiros, chegando na segunda colocação, seis centésimos atrás de Rebeca. O terceiro lugar ficou com Natália Grava, com 26s39.
A UNISANTA ainda teve Michelle Lenhardt com o quinto lugar (26s44) e Nathalia Sá dos Santos com o sexto (26s72). Na Final B (do 9º. ao 16º.), Isabela Amblard ficou com o 13º. Lugar (27s24) e Manuela Morano, com o 15º. (27s39).
Na cerimônia de entrega de medalhas, Rebeca foi representada por Michelle Lenhardt, sua grande amiga. “A gente sabe do problema da Rebeca – asma – e toda vez que uma prova acaba, me preocupo em saber se ela está bem”, afirmou a nadadora da UNISANTA, honrada por ter sido escolhida para representar a grande vencedora dos 50 metros nado livre. “O importante é que a Rebeca já está bem e pronta para a próxima”.