Com a ausência forçada do líder da competição e favorito ao título da temporada – o quinto consecutivo -, Israel Murat, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), que se encontra em Santa Catarina, para a disputa do Troféu José Finkel, o favoritismo para a sexta etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, recai sobre Juan Pereira, nadador bastante conhecido na região, já que até a temporada passada atuava pela UNISANTA, além de ter vencido uma das etapas da Travessia Renata Agondi.

Denominada IV Travessia Jiro Hashizume, a prova homenageia o Ilha Porchat Clube, e movimentará Santos e São Vicente, entre as Ilhas Urubuqueçaba e Porchat, com largada prevista para as 9h30.

No feminino, o favoritismo é dividido pela atual líder do Circuito Danielle Ramalho e Carolina Sakamoto Barbosa, ambas do Clube Internacional de Regatas. Entre as equipes, Tumiaru, líder, Internacional e Circulo Militar de São Paulo devem fazer uma disputa equilibrada, embora o Tumiaru tenha sérios desfalques. Renata Cristina Garbes, Eleonoro Roxo e Maria de Fátima Silva, líderes em suas respectivas categorias, não competem.

A disputa empresta o nome de um ex-atleta do Clube de Regatas Tumiaru, Jiro Hashizume, uma das maiores glórias do esporte vicentino, que durante a sua carreira, colecionou grandes resultados, entre os quais o de campeão da XXXIII Travessia do Canal de Santos, em 1971; tetracampeão da Travessia Antonio Guenaga , de 67 a 70, em Cubatão; tricampeão da Travessia Martim Afonso de Souza, de 69 a 71, em São Vicente; tetracampeão da Travessia Baía de São Vicente, de 67 a 70, em São Vicente; bicampeão da Travessia Theodureto Souto (69/7), em São Vicente; bicampeão Travessia Antonio Martins (66/67), em São Vicente; campeão da a 4ª Travessia Wilson Costa Pinto (67), em São Vicente); campeão da Travessia de Juquiá a Registro, de 15 Km, em 1969, na cidade de Registro, e campeão da Travessia de Iguape, de 20 Km, em 1969, na cidade de Iguape.

A competição porém deve reunir cerca de 300 atletas, com mais de dois terços de homens. A disputa tem a promoção da Prefeitura Municipal de São Vicente, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de São Vicente, 7ª. Delegacia da Federação Aquática Paulista, Lula Letreiros, By Lu, Academia Moby Dick, Top Cell, Capitania dos Portos, 17º. Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar. A organização é da Presença Eventos. Processamento de dados e classificação ficam por conta da 7ª. Delegacia da Aquática Paulista.