Com 28 nadadores na disputa, a equipe de natação da Unisanta estará presente no Campeonato Brasileiro de Natação – Troféu Brasil. Uma das maiores competições da modalidade, o evento acontece no Rio de Janeiro, no Parque Aquático Maria Lenk, entre os dias 4 e 9 de abril.

Este ano, a competição será a única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que ocorre entre os dias 18 de junho e 3 de julho em Budapeste, na Hungria. Além disso, o Troféu Brasil 2022 também servirá como classificação para outros três eventos: o Mundial Júnior, Jogos ODESUR e Universíades.

O treinador da equipe de natação da Unisanta, Gerson Paizan, afirma que a possibilidade do time estar presente no pódio geral é grande. “A equipe está mais forte agora, com os 12 novos reforços. Então, a expectativa é brigar por pódio”. A equipe da Unisanta se destaca por ser a melhor instituição de ensino da natação brasileira.

Entre os reforços da temporada estão: Guilherme Costa “Cachorrão”; Naná Siqueira Almeida; Maria Paula Heitmann; Guilherme Bassetto; Brandonn Almeida; Marcelo de Araújo; Diego Prado; Beatriz Pimentel Dizotti; Sabrina Todão; Tiago Camargo; Laura Grossi; Bianca de Abreu Basso Brandão.

A Unisanta conta ainda com grandes nomes, como o veterano Léo de Deus, que é o maior vencedor de provas individuais da competição. São oito anos consecutivos de vitórias na prova dos 200m borboleta. Além dele, o time terá Nicholas Santos, tricampeão mundial de piscina curta, e Ana Marcela Cunha, campeã olímpica de maratona aquática de Tóquio 2020 e pentacampeã mundial entre os nadadores de destaque na disputa.

Com quase o dobro de atletas competindo do que no Troféu José Finkel, a equipe possui uma integrante com 15 anos. Livia Rodrigues irá concorrer à uma vaga no Mundial Júnior. “Ela é a mais novinha e tá vindo em uma crescente no treinamento.”, comentou Gerson.

A gestão deste time fica por conta de Maressa Nogueira, direção de esportes; e Rosa do Carlos José, coordenação da natação. A equipe técnica é composta por Gerson Pazian e Alexandre Paes, treinador e preparador físico das equipes principais, júnior e juvenil.

A equipe tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

Confira os nomes dos atletas que estarão presentes:

Feminino: Ana Marcela Cunha, Beatriz Dizotti, Bianca Loureiro, Bianca Brandão, Camilly Santos, Danielle Roncatto, Emanuelle Silva, Laura Grossi, Livia Rodrigues, Luanna Nunes, Maria Amália Verzola, Maria Paula Heitmann, Nathália Almeida, Rayssa Souza, Sabrina Todão, Sofia Silva.

Masculino: André Pereira, Brandonn Almeida, Bruno Dutra, Felipe Souza, Guilherme Basseto, Guilherme Costa, João Marques, Léo de Deus, Lucas Souza, Marcelo Pereira, Nicholas dos Santos, Tiago Camargo.

Troféu Brasil de Natação – Essa é a 60ª edição da competição, que se tornou a mais tradicional competição do esporte no Brasil. O evento começou em 1962 e ao longo dos anos, já teve oito clubes diferentes como campeões e diversos recordes foram batidos na competição, como o recorde mundial na prova dos 50m peito pelo nadador Felipe França em 2009.