O primeiro dia de competições do Troféu Brasil de Natação 2022 terminou com quatro medalhas para a equipe Unisanta. Com 11 atletas competindo nas finais dessa segunda-feira (4), os nadadores conquistaram uma medalha de ouro e três de prata, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A competição segue até sábado (9).

Guilherme Costa, o Cachorrão, foi o destaque da noite. O nadador ganhou a prova dos 400m livre com 3m47s42, e ainda quebrou o recorde do campeonato e faturou o 4º melhor tempo do mundo, garantindo sua vaga para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste.

“Essa é a minha principal prova, é a que eu mais gosto. É importante nadar bem e agora é trabalhar para estar melhor no Mundial”, disse o nadador, após receber sua medalha.

Além da medalha de ouro de Guilherme, a equipe da Unisanta conseguiu três medalhas de prata. Brandonn Almeida marcou 4m18s84 na prova dos 400m medley, enquanto Naná Almeida fez 4m47s60 na mesma prova. Maria Paula Heitmann também ficou com a prata na disputa dos 400m livre (4m13s43).

Finais B – Marcelo Araújo garantiu o segundo lugar na final dos 400m medley. A nadadora Rayssa Morais Souza terminou em sexto nos 100m peito. Laura Grossl conseguiu a quinta colocação na disputa dos 400m medley, enquanto Danielle Roncatto ficou em sétimo na mesma prova. Maria Amália Zanetti (400m livre) e Diego Prado (100m peito) fecharam a noite em sétimo lugar.

Apesar de não receberem medalhas, os nadadores da categoria B somam pontuações para o clube. A Unisanta finaliza o primeiro dia com 211 pontos, ficando na terceira colocação geral de clubes.

A equipe tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.

O Troféu Brasil – Única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, o Troféu Brasil de Natação 2022 ocorre entre os dias 4 e 9 de abril no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.  Além disso, também servirá como classificação para outros três eventos: o Mundial Júnior, Jogos ODESUR e Universíades.

Confira as provas desta terça-feira (5):

100 METROS COSTAS FEMININO

Bianca Loureiro

100 METROS COSTAS MASCULINO

Guilherme Basseto

Léo de Deus

50 METROS BORBOLETA FEMININO

Luanna Nunes

Maria Amália Zanetti Verzola

50 METROS BORBOLETA MASCULINO

Nicholas Santos

Diego Cândido Prado

200 METROS LIVRE FEMININO

Naná Almeida

Maria Paula Heitmann

Sabrina Todão

Maria Amália Zanetti Verzola

Bianca de Abreu Basso Brandão

200 METROS LIVRE MASCULINO

Felipe Ribeiro de Souza

André Pereira

Guilherme Costa

Bruno Santos Dutra