A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia neste sábado (6), a luta pelo tricampeonato estadual da categoria juvenil. A competição ocorre na piscina curta (25 metros), do Conjunto Aquático Baby Barioni, no Parque da Água Branca, na Capital.
Campeã em 2006 e 2008, a UNISANTA, do técnico Fábio Massaini, o Binho, busca mais uma grande resultado. Para a instituição seria o 18º. título em 26 estaduais de categorias disputados desde a temporada de inverno de 2006. Há duas semanas, a UNISANTA obteve o tetracampeonato estadual Júnior & Sênior, no mesmo local.
Mas, o desafio é grande. Com os investimentos feitos pelas grandes forças da natação paulistana, EC Pinheiros e SC Corinthians Paulista, que super reforçaram suas equipes, a expectativa do técnico Binho, é de que a UNISANTA encontre sérios obstáculos em seu trajeto. “Além disso, vários dos nossos destaques do ano passado, quando levantamos os títulos estaduais de inverno e verão e o Brasileiro de Verão, ascenderam à categoria júnior”, destaca o treinador.
“De qualquer forma, vamos para o pau”, promete Binho, lembrando que Matheus Louro Neto e Paulo Magalhães de Paula, ambos de seleções brasileiras de categoria, devem se constituir nos destaques da equipe e possivelmente do campeonato.
O Paulista Juvenil de Inverno terá 60 provas, divididas em três etapas, sendo duas no dia 6 (sábado) e uma no dia 7 (domingo), pela manhã.
BRASILEIRO JÚNIOR – Ainda neste final de semana, na Capital, só que no Conjunto Aquático do Corinthians Paulista, a UNISANTA luta pelo tricampeonato brasileiro júnior de inverno, em disputa no Troféu Tancredo Neves, iniciado nesta sexta-feira (5) e com término previsto também para domingo (7).
A equipe santista tem importantes desfalques: Ana Marcela Cunha e Isabelle Longo, em treinamento em altitude, na Europa, com vistas ao Mundial de Esportes Aquáticos, estão fora das disputas. Mundial de Esportes Aquáticos, marcado para julho, em Roma, na Itália.
A UNISANTA terá uma equipe de 45 atletas, uma das maiores da competição, sendo 33 homens e 12 mulheres, sob a orientação do técnico Gerson Pazian. EC Pinheiros, da Capital, e Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, Minas Gerais, são os principais adversários da equipe santista.