Avaliar e caracterizar efluentes industriais, produtos químicos e corpos receptores continentais e oceânicos, através de testes de toxicologia. Esse é um dos objetivos do Laboratório de Ecotoxicologia Profº. Caetano Belliboni da Universidade Santa Cecília, inaugurado no dia 5 de junho de 1991, simbolicamente no dia “Internacional do Meio Ambiente”.

Sua origem é um convênio firmado com a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão – PETROBRAS, com objetivo de avaliar e caracterizar o grau de toxicidade dos efluentes líquidos e corpos receptores deste complexo industrial, entre outros projetos ligados à área ambiental.

Em seus 18 anos de existência, obteve a certificação ISO 9002, posteriormente substituída pela ISO 17025, a mais recente, que atualiza e aperfeiçoa as rígidas normas de qualidade e excelência em ensaios laboratoriais a nível internacional. Nesses 18 anos, foram realizados mais de 2000 ensaios e diversos projetos de pesquisa e consultoria.

Além dos trabalhos de pesquisa e prestação de serviços, no Laboratório são desenvolvidos diversos projetos na área ambiental, de ensino e orientação de alunos de graduação e pósgraduação que desenvolvem atividades experimentais e de extensão universitária, como, por exemplo, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações de mestrado e teses doutorais.

A equipe é composta por dois engenheiros químicos, um químico e quatro biólogos, além de contar com o apoio dos diversos departamentos da Universidade, através do Núcleo de Pesquisas Ambientais da Universidade Santa Cecília – Unisanta.

Principais Projetos Acadêmicos e de Pesquisa

• Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos (CAPES-BR/MECD-ES); UNESCO – UNITWIN/WICOP – EUROPE NETWORK Cátedra da UNESCO-UNITWIN/WICOP, pesquisas voltadas à Gestão Integrada de Zonas Costeiras;
  • Monitoramento da área de descarte do material dragado no Porto de Santos – FUNDESPA/CODESP/COSIPA;
  • Biomonitoramento do litoral de São Paulo através do uso de biomarcadores de contaminação aquática;
  • Programa Erasmus Mundus (European Joint Masters in Water and Coastal Management).
  • Curso de Pós-Graduação em Ecotoxicologia e Monitoramento Ambiental;
  • Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural

Ensaios acreditados no sistema ISO 17025:

• Teste de Toxicidade Aguda com Daphnia similis Claus, 1876 (Cladocera, Crustacea) – Metodologia: ABNT NBR12713; Teste de Toxicidade Crônica de Curta Duração com Lytechinus variegatus Lamarck, 1816 (Echinodermata, Echinoidea) – Metodologia: ABNT NBR 15350/2006; Teste de Toxicidade Crônica, com Ceriodaphnia dubia Richard,1894 (Cladocera, Crustacea) – Metodologia: ABNT NBR13373.