"Método de Rességuier". Este é o tema da palestra que o fisioterapeuta francês, Jean Paul Rességuir, dará no dia 8 de junho, para os profissionais da área da saúde, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento é voltado à profissionais da área da saúde, além de pedagogos. A palestra será no Auditório do Bloco E, das 9h30 às 13h, com entrada franca.
O método desenvolve no profissional “uma postura reabilitativa e uma qualidade de presença efetiva, visando maior potência terapêutica”. O organismo passa a receber e potencializar qualquer tratamento que se faça necessário.

A formação no método inclui aspectos teóricos de Neurofisiologia, Neurologia Relacional, Fenomenologia (Merleau-Ponty) e fundamentos da medicina chinesa.Uma aprendizagem prática, que oferece ao profissional da saúde e da educação, uma estrutura para que este possa exercer a profissão sem esgotar a sua vitalidade, segundo o site www.inspirar.com.br

Curriculum
Logo após a sua formação em 1978, Jean-Paul Rességuier conhece o trabalho de Françoise Meziéres e técnicas de reabilitação. Na prática cotidiana, sua curiosidade e seus estudos de filosofia oriental e ocidental o levam a desenvolver uma nova abordagem de reabilitação. Os seminários que ministra são destinados às instituições e aos profissionais dos campos médico-sócio-educativo, desenvolvidos na França, Itália, Suíça, Bélgica e no Brasil.

Atualmente, o fisioterapeuta francês é presidente de uma ONG suíça, que tem por objetivo a Humanização das Práticas Terapêuticas. Em seus projetos no Brasil, especificamente no Hospital São Pio X, na cidade de Ceres, em Goiânia, há uma criação, de um "Centro de Humanização das Práticas Terapêuticas" e um serviço piloto de Reabilitação Integrada.