As primeiras 14 das 64 provas do Campeonato Brasileiro Júnior de Natação de Inverno/Troféu Dr. Tancredo Neves, ocorrem a partir das 16 horas desta sexta-feira (5), no Conjunto Aquático do Sport Club Corinthians Paulista, na Capital. A Universidade Sana Cecília (UNISANTA), de Santos, defende o título conquistado a última temporada e luta pelo tricampeonato brasileiro (2006/2008/2009).
A equipe santista tem importantes desfalques: Ana Marcela Cunha e Isabelle Longo, em treinamento em altitude, na Europa, com vistas ao Mundial de Esportes Aquáticos, estão fora das disputas. Isso, porém, não tira o otimismo do técnico Gerson Pazian, com relação às chances da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
“Juntas, elas somariam mais de 100 pontos, o que significa muito em uma competição como essa”, destaca o treinador. “Mas é preciso pensar naqueles que estarão em ação. E é neles que eu confio bastante. Vamos enfrentar adversários duros, em uma disputa das mais equilibradas, mas não deixo de estar confiante”, arremata, lembrando antes que em 2008, quando da conquista do bicampeonato brasileiro, a UNISANTA também encarou uma competição igualmente difícil, de prognósticos complicados.
Ana Marcela Cunha e Isabelle Longo estão em treinamento em altitude, em Sierra Nevada, na Espanha, com vistas ao Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, marcado para julho, em Roma, na Itália.
A UNISANTA terá uma equipe de 45 atletas, uma das maiores da competição, sendo 33 homens e 12 mulheres, sob a orientação do técnico Gerson Pazian. EC Pinheiros, da Capital, e Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, Minas Gerais, serão os principais adversários da equipe santista.
Na tarde desta sexta-feira (5), serão disputadas as provas de 100 metros não livre, 200 metros peito, 200 metros medley e 1500 metros nado livre. As disputas prosseguem no sábado (6), com etapas pela manhã (9 horas) e à tarde (16 horas) e terminam domingo (7), com uma etapa pela manhã, a partir das 9 horas. Das 64 provas, 12 serão de revezamentos (4×50 metros nado livre, 4×100 metros nado livre e 4×100 metros medley).