A equipe principal da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, embarca neste domingo (4), às 10 horas, para o Rio de Janeiro, onde, a partir de terça-feira (6), encara Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk, a ser desenvolvido até domingo (11), no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro
No Rio, a UNISANTA terá a segunda maior delegação, com 51 nadadores, sendo 27 homens e 24 mulheres, já que a campeoníssima argentina Georgina Bardach desistiu de vir ao Brasil, em razão de ter se ausentado por cerca de duas semanas dos treinamentos, diante de uma lesão. Já a outra estrela argentina da equipe santista, Liliana Guiscardo, tem participação confirmada no Maria Lenk.
O Troféu Maria Lenk é uma competição de extrema importância para a natação brasileira, pois definirá a equipe olímpica do País para Pequim. Por isso, todas as grandes estrelas do esporte no ´Brasil têm presença confirmada, entre os quais Kaio Márcio de Almeida, da UNISANTA. Que figura entre os quatro integrantes da chamada Tropa de Elite da natação nacional, formada ainda por César Cielo Filho, Thiago Pereira e Nicholas dos Santos.
Com vaga assegurada em Pequim, para as provas de 100 e 200 metros nado borboleta, o campeão e recordista mundial do estilo, espera manter o excelente nível demonstrado na preparação nos Estados Unidos e ajudar a UNISANTA a conquistar uma excelente posição na classificação geral do deste Brasileiro Absoluto de Verão.
Além de Kaio Márcio, a UNISANTA também terá Felipe Lima, nadador que está a 32 centésimos da vaga na prova dos 100 metros de peito, bem como Ana Marcela Cunha, que assegurou vaga olímpica na prova dos 10 km da competição de maratonas aquáticas, na manhã deste sábado (3), em Sevilha, na Espanha. Ana Marcela tenta, no Rio de Janeiro, uma vaga no Campeonato Mundial Júnior.
EMPOLGAÇÃO – Sobre a conquista da vaga olímpica, Ana Marcela garantiu que ainda está sob o impacto do resultado: “Ainda não caiu a ficha! Treinei tanto, planejei tanto…mas a prova foi boa. Em maratonas aquáticas é normal o contato físico, na chegada levei uma pernada na boca e abriu um pouco o lábio. Mas está tudo bem. Faz parte”, afirmou.
Apesar de tudo, ela se mostra muito disposta para encara o desafio do Maria Lenk. Ela nadará os quatro primeiros dias e disse estar animada para outras conquistas. “Quero pegar os 1500m livre do Mundial Júnior. Vai ser no México e aí, quem sabe, já é um treinamento para Pequim”, afirmou.
O Troféu Maria Lenk, além de definir o time olímpico de natação, formará a equipe que competirá no 2º Mundial Júnior de Natação da FINA, em julho, na cidade de Monterrey, no México.