A jovem maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, 16 anos, garantiu vaga no seleto grupo que participará da estréia das maratonas aquáticas nos Jogos Olímpicos, no mês de agosto, em Pequim, na República Popular da China. Na manhã deste sábado (3), nadando para 2h02m14, ela ficou em 10º. lugar da prova dos 10 km do 5º. Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que se desenvolve em Sevilha, na Espanha. A colocação foi o suficiente para garantir-lhe o status olímpico.
Com a qualificação de Ana Marcela, a UNISANTA já tem dois representantes em Pequim, já que Kaio Márcio de Almeida, campeão e recordista mundial do nado borboleta, garantiu índices para as provas dos 100 e 200 metros borboleta.
Além de Ana Marcela, o Brasil terá Poliana Okimoto, que terminou a prova dos 10 km em 6º. lugar, com 2h02m12,. A prova, marcada pelo equilíbrio, teve a russa Larissa Ilchenko na primeira colocação, com 2h02m02, e as 21 primeiras colocadas nadando na casa das duas horas e dois minutos.
O Mundial de Maratonas é disputado no Rio Guadalquivir, em um circuito fechado de 2,5 km, entre La Barqueta e Alamillo, onde, neste domingo (4), será realizada a primeira seletiva masculina para a prova dos 10 km do programa olímpico de esportes aquáticos.
Ana Marcela e o técnico Márcio Latuf regressam ao Brasil na segunda-feira (5), direto para o Rio de Janeiro, onde, a partir de terça-feira (6), já estarão envolvidos no Brasileiro Absoluto de Verão, competição, na qual, a jovem nadadora da UNISANTA buscará vaga no Mundial Júnior.