A jovem maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, disputa neste sábado (3), com mais 51 atletas de cerca de 40 países as dez primeiras vagas para a estréia das maratonas aquáticas nos Jogos Olímpicos, no mês de agosto, em Pequim, na República Popular da China.
O 5º. Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que se desenvolve em Sevilha, na Espanha, no Rio Guadalquivir, em um circuito fechado de 2,5 km, entre La Barqueta e Alamillo, é a primeira seletiva para a definição dos participantes da prova dos 10 km do programa olímpico de esportes aquáticos. E Ana Marcela, ao lado da também brasileira Poliana Okimoto, vice-campeã mundial dos 5 e 10 km, em Nápoles, na Itália, em 2006, reúne chances de estar na Capital chinesa para as Olimpíadas.
A prova dos 10 quilômetros será disputada em quatro voltas no circuito de 2,5 quilômetros dispostos no Rio Guadalquivir. A prova será no sentido anti-horário com os nadadores mantendo as bóias no lado do ombro esquerdo. A temperatura da água deverá estar entre 24 a 25 graus centígrados. Tanto a saída como a chegada serão feitos do Centro de Alto Rendimento de Remo. O curso todo deverá ter entre três a oito metros de profundidade.
A FINA utilizará o sistema Omega para controle de tempo e os nadadores receberão um microchip a ser colocado em seu corpo ou no seu traje. Nadadores que perderem o microchip durante a prova deverão receber outro e não será permitido terminar a prova sem microchip.
O mesmo local da partida será utilizado para a hidratação dos atletas. Isto ocorrerá após a segunda volta da prova. É autorizado apenas um treinador ou responsável para cada atleta para estar neste local durante a prova.
OLIMPÍADA – Para os 10 Km do Mundial de Sevilha foram classificados os dois homens e as duas mulheres do Brasil, mais bem classificados na Maratona Aquática Internacional de Santos, em 26 de janeiro passado.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) classificou as provas feminina e masculina de 10 km como parte do programa da natação olímpica e foram destinadas 50 vagas para ela, ou seja, 25 no masculino e 25 no feminino. Os 20 primeiros (10 homens e 10 mulheres) sairão do Mundial de Sevilha, as vagas restantes serão ocupadas por um representante de cada continente e para os classificados no Pré-Olímpico de Pequim, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
A chance de um país colocar dois atletas nos Jogos é classificando os dois no Mundial de Sevilha, entre os 10 primeiros. Caso apenas um consiga figurar entre os “top 10” na Espanha, o país não mais poderá classificar atletas para as Olimpíadas. Sevilha também será importante para definir quem serão os representantes dos continentes, a Europa, por exemplo, usará a competição para apontar o seu.