A atuação da equipe de natação de Santos, representada pelos atletas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nos 51º Jogos Regionais, em Guarujá, teve avaliação positiva por parte da comissão técnica, formada por Gerson Pazian, Fábio Massaini, Joel Moraes dos Santos Júnior e Alexandre Paes.

Mesmo sem resultados acima da média, os técnicos da UNISANTA se mostraram satisfeitos. Seriedade, comprometimento, concentração, coesão e vontade foram algumas das características enumeradas pelos treinadores para definir os atletas na competição. De acordo com eles, esses fatores são importantes, pois tendem a aumentar a confiança e o otimismo para as competições que vêm a seguir. “Além do mais, vencer é sempre bom, pois evidencia a qualidade da natação santista”, afirma Pazian.

Santos ganhou a competição tanto no masculino como no feminino, categoria na qual reconquistou a hegemonia em termos regionais, já que São Caetano do Sul vencera no ano anterior

Dois aspectos impediram que as disputas de natação tivessem um nível técnico mais elevado. Primeiro, Santos e São Caetano não puderam contar com seus principais valores, envolvidos nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, desenvolvidos no mesmo período. E, em segundo lugar, a preparação para o Troféu José Finkel, marcado para o início de setembro, mantém a maioria dos atletas ainda um pouco distante do seu melhor condicionamento.