A menos de um mês do Troféu José Finkel, principal competição em nível nacional deste segundo semestre, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) se prepara para entrar na fase final do treinamento que visa a competição. Tanto entre os técnicos quanto entre os atletas, o clima é positivo e as expectativas são as melhores possíveis.

Para o técnico Márcio Latuf, o grande trunfo é o trabalho fisiológico que vem sendo desenvolvido com os atletas e, embora seja uma disputa difícil, a equipe está indo com o objetivo de ganhar. “Todos estão treinando bem e como tivemos mais tempo, deu para fazer uma base mais longa e diferenciada, com três sessões de treinamento”, diz Latuf.

De acordo com a coordenadora de natação da instituição, Rosa do Carmo José, outro fator que pode ajudar a equipe da UNISANTA é o comportamento dos nadadores que vieram do Pan-americano, já que como o planejamento deles foi voltado para o Pan, pode ser que esses atletas estejam mais relaxados e não consigam alcançar seus melhores resultados individuais agora, o que daria chance para outros nadadores se destacarem. Rosa complementa: “Não acredito que será uma das edições mais fortes com relação a tempos, a prioridade dos atletas será a pontuação, para ajudar suas equipes”.

O técnico Joel Moraes dos Santos Júnior, também responsável pela preparação física, é cauteloso nas apostas para esse ano, mas é otimista com relação ao próximo ano, dizendo que a equipe está passando por uma fase de melhoria tecnológica, cinemática e fisiológica e que os frutos desse processo devem ser colhidos no próximo ano.

Joel também concorda com Rosa ao dizer que quem deve se sobressair mais na competição são os atletas que não foram para o Pan e estão buscando vagas para as próximas competições internacionais. Baseando-se nessa análise, a UNISANTA levaria vantagem, já que levou menos atletas que outras equipes para o Pan.

Todos os integrantes da comissão técnica elogiam o comportamento dos nadadores e a forma como estão treinando e a opinião dos atletas não é diferente. O nadador Marco Antônio Sapucaia espera melhorar seus tempos e diz que vem trabalhando duro para isso. Para o coletivo, ele também enfatiza a determinação dos companheiros e acha que isso vai se refletir na quebra de marcas pessoais e, consequentemente, no bom desempenho do grupo.