Depois da perda de Maria Lenk, em abril último, a natação brasileira sofre mais um duro golpe este ano. Vítima de insuficiências cardíaca e respiratória, faleceu nesta terça-feira (2), na cidade de Marília, Interior de São Paulo, Tetsuo Okamoto, o primeiro nadador brasileiro a ganhar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos (ouro nos 400m e 1500m livre, em Buenos Aires 1951) e nos Jogos Olímpicos (bronze nos 1500m livre, em Helsinque 1952).
Tetsuo Okamoto, ao lado de Gustavo Borges, Ricardo Prado e Manoel dos Santos, participou de um revezamento histórico, na piscina da UNISANTA, na abertura do Campeonato Paulista de Natação Petiz de Verão, Troféu José do Carmo Neves, em 1994.
Aos 75 anos, Tetsuo Okamoto sofria com problemas renais e fazia hemodiálise freqüentemente. O sepultamento será às 17 horas, no cemitério Getsémani, em São Paulo.O Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, decretou luto de três dias e pediu às 27 Federações filiadas que nas competições realizadas neste final de semana seja feito um minuto de silêncio em homenagem à Tetsuo Okamoto, que com suas glórias nas piscinas de todo o mundo, abriu as portas para a popularização da natação no Brasil.