Em 1993, ela se transformouem uma das primeiras brasileiras a completar a travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra. A façanha foi dedicada à memória da santista Renata Câmara Agondi, que falecerá em 1988, em uma frustrada tentativa de travessia no referido canal. Na madrugada da última sexta-feira (7), Dailza Damas, grande nome da natação brasileira, faleceu, aos 50 anos.
Dailza Damas morreu em Balneário Bombinhas, Santa Catarina, onde residia. Ela sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu. A atleta submeteu-se recentemente a uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro, e estava em fase de recuperação.
A nadadora começou a carreira tardiamente, aos 28 anos, para incentivar o filho, que sofria de bronquite, a praticar o esporte. No currículo, ela também tinha as travessias do Estreito de Gibraltar – entre África e Europa – e o Lago Titicaca, na Bolívia.
Segunda Dailza, a idéia de fazer a travessia do Canal da Mancha nasceu a partir da admiração que ela nutria por Renata Agondi. Dailza chegou a vir a Santos para o lançamento do livro Revolution 9, de Marcelo Teixeira, obra que conta a trajetória de Renata Agondi, a partir de uma leitura de seus diários.