O curso gratuito de Informação sobre Logística Portuária realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) inicia as aulas em 19/11. A capacitação oferecida aos trabalhadores do setor foi um dos comprometimentos que a Instituição estabeleceu no I Fórum de Integração Portuária, e que, devido à grande procura, também atenderá jovens, com o Ensino Médio completo, interessados em iniciar no ramo.

Os alunos aprenderão novos conceitos e informações a respeito da logística portuária integrada. Constam do programa os seguintes tópicos: Portos e Modais, Gestão Portuária e Terminais, Modal Ferroviário e Intermodalidade, Formação de Preços, Armazenamento de Cargas.
O corpo docente é formado por profissionais renomados da área como o vice-presidente do Transporte Ferroviário Câmara Brasileira de Contêineres (CBC), Transporte Ferroviário e Multimodal e diretor de operações da ITRI Rodoferrovia E Serviços, Washington Luiz Soares, e o gerente de Logística da Mercosul Line, empresa do grupo MAERSK, Paulo Teixeira Gomes; e os Prof.º Ms.: Thames Richard Silva, Sérgio Escuder, José Petraglia; as Prof.ª Ms. Carla Villaboim e Fernanda Coelho e o Prof.º Dr. Luiz Nunes. A coordenação é do diretor do Curso de Administração de Empresas da Unisanta, Julio Simões Júnior.
As aulas serão ministradas no Auditório do Bloco E, da Unisanta, das 19h às 22h30. Os inscritos foram divididos em duas turmas, uma que terá as aulas nos dias 19 e 26/11 e 3,10 e 17/12 e uma outra nos dias 27/11 e 04, 11, 18 e 19/12.

Além dessa capacitação, a Unisanta lançou, durante o Fórum, os novos cursos voltados ao segmento portuário. Logística Portuária e Engenharia de Produção, na graduação, e o de Pós-Graduação em Planejamento e Engenharia Urbana em Regiões Portuária, todos com início em 2009.
A Unisanta também já oferece ao setor cursos de Pós-Graduação como o de MBA em Comércio Exterior, MBA em Logística e Materiais, MBA em Operações Internacionais, MBA em Sistema de Gestão Integrada – SGI, Gestão Integrada para um Porto Saudável e MBA em Controle e Gestão Ambiental.

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisanta, Rua Cesário Mota, 24, Boqueirão, pelo telefone (13) 3202-7104 ou pelo site www.unisanta.br/integracaoportuaria

Integração – O I Fórum de Integração Portuária, realizado no dia 14/10, reuniu cerca de 500 pessoas entre autoridades, representantes do Poder Público, iniciativa privada, sindicatos, profissionais e acadêmicos de toda a Baixada Santista com o objetivo de buscar soluções para o Porto de Santos, a troca permanente de experiências e a elaboração de propostas visando à capacitação e requalificação dos profissionais da área.