Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão (Bartha Engenharia), e Jilvan dos Santos Andrade, nadadores especiais da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, deram um show de técnica e garra na piscina da PUC/RS, em Porto Alegre, na terceira e última etapa do Circuito Loterias Caixa de Natação Paraolímpica.

Campeão e recordista mundial dos 100 metros nado livre S13 (Deficiência visual), Carlão fechou a temporada com chave de ouro, ao vencer as sete provas nas quais esteve envolvido, cm quadra de recordes de campeonato em três delas (100m peito, 100m borboleta e 100m costas).

O nadador, que já se prepara para a disputa dos Jogos Parapan-americanos de Guadalajara, no México, ainda venceu nos 50, 100 e 400 metros nado livre, bem como nos 200 metros medley.

Para Carlão, os resultados obtidos no Rio Grande do Sul refletem a seriedade do trabalho que tanto ele como a comissão técnica da UNISANTA desenvolvem em busca de performances ainda mais significativas. “Temos trabalhado ininterruptamente em dois períodos, mesmo nos finais de semana, o que eleva a possibilidade de êxito, mas também estende a responsabilidade, já que, em plena forma, temos que dar o máximo ou ir além do limites”.

OUTRO DESTAQUE – Outro que também se destacou pela UNISANTA, em Porto Alegre, foi Jilvan dos Santos Andrade, nadador S8 (deficiência física), que obteve duas medalhas de bronze, melhorando suas marcas e mostrando ter condições por brigar por uma vaga na equipe brasileira durante a temporada 2011.

Jilvan foi bronze nos 50 e 100 metros nado livre, além de obter o quinto lugar nos 400 metros nado livre. Nadador que também estuda e trabalha na instituição de ensino santista, baixou de 32s89 para 32s77, nos 50m nado livre; de 1m14s89 para 1m13s67, nos 100 metros nado livre e de 6m11s89 para 3m07s12, nos 400 metros nado livre.

“Ele já deixou de ser uma promessa para se transformar em uma realidade. De mero coadjuvante, Gilvan passa, aos poucos, à condição de protagonista, o que o coloca na briga por índices e consequentes vagas”, destaca o técnico dos nadadores especiais da UNISANTA Renato Barthollo.