O Curso de Pós-Graduação de Artes Visuais da Universidade Santa Cecília (Unisanta) inicia nesta terça-feira, às 19h30, a última exposição do ano de 2010. A produção, que ficou por conta da 3ª turma do curso, é resultado da disciplina Laboratório de Materiais Contemporâneos, ministrada pelo Prof. Pio de Souza Santana.

O evento conta com instalações, vídeos, fotografias e outros. A exposição prossegue até o dia 15/12, na Galeria de Arte e Espaço Cultural, que funciona de segunda a sexta, das 18h30 às 22h, e fica localizada no Bloco M da Instituição, Rua Oswaldo Cruz, 277, no bairro do Boqueirão.

A exposição discute questões do universo da construção poética do artista, como o conceito de processos e de continuidade em pesquisas no campo dos pensamentos da estética, literatura da arte e outras contaminações da vida, que provocam os artistas a interpretarem nosso mundo.

Programação para 2011 – O curso prevê, para 2011, outra exposição feita somente com gravuras. Os criadores serão os alunos da mesma turma que expõe em dezembro de 2010.

Os trabalhos expostos são de autoria dos alunos/artistas: Alessandra Pereira, com a linguagem da fotografia, trazendo questões reflexivas de elementos da própria arte, compondo uma poética focada no modo de olhar do outro.

Deusa Lucas apresenta uma pesquisa de mão dupla: a relação da intimidade da composição de um ambiente criado para a exposição e o mesmo representado em gravura.

Elver Savietto discute questões sobre os rumos do meio ambiente na relação com a soja: alimento estético.

Gilson de Melo Barros apresenta desenhos da pesquisa de adereços para o carnaval de 2011, da escola de samba X9.

Juliana Camilo mostra o “espelhamento” de seu processo criativo, com peças de concreto celular e fotografias que as registram.

Rosana Tavares produziu seu jardim vertical dos alimentos: uma plantação real de arroz, batata, cenoura, feijão entre outros. A cesta básica para a vida, que nasce, cresce, reproduz e morre. Com objetos e elementos da cultura visual cotidiana, entre elas a coca cola e o grafit.

Vlaidner faz crítica ao consumo de massa.

O coletivo formado por Ana Paula Chaves, Dunia Amorim, Mauro Olimpio e Michelle F.G apresenta um vídeo, que discute, com desenhos, objetos e mensagens escritas na areia, os modos de pensar questões e comportamentos da vida contemporânea, numa linguagem híbrida entre intervenção urbana e site specific, criados no espaço público da praia do canal.