Carlos Eli Gomes entrou na sala da Ordem dos Advogados do Brasil no Juizado Especial Cível – Anexo Unisanta acompanhado por seu advogado, Dr. Eduardo Durante, minutos antes da audiência de conciliação iniciar.

Gomes, através de seu advogado, entrou com uma ação contra a empresa de telecomunicações Telefônica, por conta de um pedido de cancelamento que fez e não foi atendido. Ele continuou a receber as cobranças a ponto de ter seu nome em instituições de crédito, como SPC/SERASA. “Quando meu cliente foi fazer a compra de um produto no crédito de uma loja descobriu que estava com o nome retido, passando por uma situação vexatória”, disse Durante.

Após entrarem na sala de audiência do Juizado Especial Civil – Anexo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na manhã da última sexta-feira (3/12), em torno de 15 minutos a conciliação entre cliente e empresa havia sido feita.

“Nosso processo aqui no Juizado demorou cerca de um ano e meio até ser concluído. Na justiça, demoraria cerca de dois anos e meio”, disse o advogado.

Durante a Semana Nacional da Conciliação, a Unisanta promoveu o dia de mutirão, quando 29 processos foram julgados com o objetivo de conciliar empresa e cliente, cliente e empresa.

O Juizado Especial Civil / Unisanta – Há mais de 10 anos, aproximadamente seis mil pessoas são atendidas anualmente no Juizado Especial Cível – Anexo Unisanta. Alunos dos quatro últimos semestres da Faculdade de Direito Unisanta, supervisionados por juízes, atuam como conciliadores. São atendidas pessoas físicas com questões de até 40 salários mínimos. Informações: (13) 3221-3164.
Sobre a Semana da Conciliação – O primeiro movimento pela conciliação realizado pelo CNJ em todo o País foi o Dia Nacional da Conciliação, realizado no dia 8 de dezembro de 2006. Na ocasião foram designadas 3.061 audiências, das quais 70,23% foram realizadas (2.150), e, deste total, 47,5% das audiências formalizaram acordo.

De acordo com o coordenador do Juizado, Dr. Guilherme, em 10 anos de funcionamento, mais de 50 mil pessoas foram atendidas no local. “No Estado são realizadas cerca de cinco audiências por dia. Em Santos são feitas de 8 a 11 audiências. Em um dia de mutirão como hoje serão realizadas 29 audiências”, afirmou o juiz.

Para o advogado Valdir Nóbrega, o mutirão teve êxito. “A ação é muito proveitosa. As demandas judiciais tendem a diminuir com essa iniciativa importante para os advogados e clientes”, disse o advogado Ronaldo Luiz de Souza.