Sete dos oito nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) que integram a seleção paulista júnior participam nesta sexta-feira (10), a partir das 17 horas, da primeira das quatro etapas da oitava edição do Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior de Natação/Troféu Dr. Paulo Roberto de Melo. A competição será realizada na Piscina da Universidade Evagélica, em Anápolis, Goiás, estendendo-se até domingo (12), com a participação de 194 nadadores de 15 seleções estaduais.

São Paulo luta pelo pentacampeonato, tendo vencido a disputa nos quatro últimos anos. Nas três primeiras edições, a vitória foi do Rio de Janeiro. A competição é disputada por atletas das categorias júnior I (nascidos em 1990) e júnior II (1988 e 89).

As equipes participantes este ano são: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

UNISANTA NO INTERFEDERATIVO – Dos oito nadadores da UNISANTA no Interfederativo é justamente o seu atleta de maior experiência, Fernando Ernesto dos Santos, quem terá duas quadras na água nesta etapa de estréia.

Fernando Ernesto, que se despede da disputa, atuando pelo terceiro ano consecutivo, competirá nesta sexta-feira (10), nas provas de 50 metros nado livre e100 metros nado de costas, júnior II.

Nas duas versões anteriores do Interfederativo, Fernando Ernesto ajudou São Paulo a conquistar o tri e o tetra, com nove idas ao pódio. Em 2006, ele ganhou cinco medalhas: ouro nos revezamentos 4x50m livre e 4x50m medley, nos 100m costas e prata nos 50m costas e nos 200m medley júnior 2. Em 2005, quando ainda era nadador júnior I, ele ganhou medalhas de ouro nos 200m medley e no revezamento 4x50m livre, prata nos 100m costas e bronze com o revezamento 4x50m medley. Este ano ele vai nadar quatro provas individuais: 100m costas e 50m, 100m e 200m livre e provavelmente os revezamentos.

Ainda nesta sexta-feira (10), mais seis atletas da UNISANTA caem na água. Daynara de Paula e Andressa Barduzzi, nos 100 metros costas júnior II: Cauê Paciornik (Speedo), nos 50 metros peito júnior I; Yuri Andrew Costa, nos 50 metros peito júnior II; Bárbara Lopes Almeida, nos 400 metros nado livre júnior I, e Lucianne Maia, nos 400 metros nado livre júnior II.

Dos nadadores da UNISANTA, somente Jéssica Santos tem sua estréia neste sábado (11). A equipe santista ainda cedeu o técnico Gérson Pazian, responsável pela equipe júnior II de São Paulo, e o massagista Ney Roblis.