Tendo como principais adversárias a atual campeã sul-americana dos 10 km, Maria da Penha Cruz, e Pâmela Engel, a jovem nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, de 15 anos, nada em busca da conquista antecipada do bicampeonato brasileiro de Maratonas Aquáticas, a partir das 11 horas, deste sábado (11), em Salvador. Ana lidera com 43 pontos, com uma vitória (São Lourenço/RS) e um segundo lugar (Rio de Janeiro/RJ).

Em caso de vitória na terceira e penúltima etapa do Circuito Nacional de 10 KM, marcada para a Praia de Inema, na Base Naval de Aracatu, Ana Marcela garante o bi, com uma antecipação de três meses, já que a quarta e última etapa do Nacional está marcada para 4 de novembro, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.

Vencendo, Ana Marcela soma mais 21 pontos e sobe para 64, não podendo mais ser alcançada por nenhuma das demais concorrentes ao título, entre as quais Poliana Okimoto, que não confirmou participação em Salvador.

A competição de Salvador, que terá a participação de Allan do Carmo, atual campeão nacional e medalhista de bronze nos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, será disputada na distância olímpica e pan-americana de 10 km, com dotação de R$ 5.000,00.