Depois de uma excelente participação nos III Jogos Mundiais para Cegos, competição na qual obteve cinco medalhas, sendo uma de prata e quatro de bronze, o nadador deficiente visual da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia), já se encontra no Rio de Janeiro para a disputa de mais uma edição dos Jogos Para Pan-Americanos, marcados para o período de 12 (domingo) a 19 (domingo) deste mês. As disputas de natação ocorrem entre os dias 13 (segunda) e 18 (sábado).

Único representante da natação especial da Baixada Santista e Região, Carlos Farrenberg competirá na categoria S13 (acuidade visual de 2/60 a acuidade visual de 6/60 e/ou campo visual de mais de 5 graus e menos de 20 graus), nas provas de 50, 100, 200 e 400 metros nado livre.

Nos III Jogos Mundiais Para Cegos, disputados em São Caetano do Sul, ele somou cinco medalhas: bronze na prova dos 50 metros nado livre, com o tempo de 25s98; bronze na prova do revezamento 4×100 metros nado livre, com o tempo de 4m21s98, nadando ao lado de Rodrigo Ribeiro, Renato Silva e Leandro Mendes; bronze na prova dos 400 metros nado livre, com o tempo de 4m44s02; bronze também nos 800 metros, com o tempo de 10m07s98; e prata nos 200 metros nado livre, com o tempo de 2m07s23, além de quinto colocado nos 100 metros nado livre, com 57s05.

Formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, e orientado pelo técnico Renato Bartollo, igualmente formado pela Fefesp, Carlos espera alcançar outros bons resultados no Para Pan. “No Mundial Para Cegos, além de conseguir lugares no pódio, melhorei minhas marcas, enfrentando os melhores do mundo. No Para Pan, competição, que se restringe aos atletas das Américas, acredito que possa render o suficiente para ajudar o Brasil a melhorar sua participação em termos de medalhas”, afirma o atleta.

No Para Pan, o Brasil terá um total de 248 atletas, que já se encontram na Vila Para Pan-Americana desde terça-feira (07).

Essa será a primeira vez que os jogos estão sendo realizados na mesma infra-estrutura e com o mesmo Comitê Organizador do Pan-americano.