As provas de natação do 5º. Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos começam a ser disputadas nesta sexta-feira (27), em Mar Del Plata, na Argentina. A seleção brasileira conta com três nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, além de um técnico. As disputas se estendem até segunda-feira (30).
Matheus Louro Neto é o primeiro da UNISANTA a cair na água. Nesta sexta-feira (27), ele participa da prova de 200 metros nado de peito, juvenil A.
No sábado (28), Matheus terá pela frente as provas de 100metros nado de peito e 200 metros medley, enquanto a olímpica Ana Marcela Cunha e Isabelle Longo encaram os 800 metros nado livre, juvenil B.
No domingo (29), Isabelle nadará os 200 metros nado livre juvenil B, e na segunda-feira (3), ela e Ana Marcela terão9 pela frente a prova dos 400 metros nado livre juvenil B.
O professor Fábio Massaini, o Binho, da UNISANTA, integra a Comissão Técnica Brasileira, nas disputas de natação em piscina.
Em águas abertas, Ana Marcela Cunha sagrou-se campeã sul-americana de 5 e 10 km, enquanto Isabelle Longo, em sua primeira participação continental na modalidade, terminou na quinta colocação nos 10 km (distância olímpica).
As disputas em águas abertas do Sul-Americano, desenvolvidas na cidade de Santa Fé, envolveram o também nadador da UNISANTA, Victor Colonese, quarto colocado tanto nos 5 como nos 10 km, bem como o professor Gerson Pazian, técnico do time feminino brasileiro.