Com oito nadadores da UNISANTA, a equipe já conseguiu duas medalhas, recorde sul-americano, recorde brasileiro e classificações históricas em Budapeste

Estreando na Seleção Brasileira, a nadadora da Unisanta Maria Paula Heitmann brilhou no Mundial de Esportes Aquáticos, nessa quarta-feira (22), que acontece em Budapeste, na Hungria. A atleta integrou a equipe de revezamento 4x200m livre feminina e conseguiu um feito histórico: a primeira classificação da equipe brasileira para a final dessa prova na história do Mundial. A atleta ficou em sexto lugar, com 7m58s38.

O Guilherme Costa “Cachorrão” também foi destaque nessa terça-feira (21) na prova dos 800m livre. Com 7m45s48, ele ficou em quinto lugar e conseguiu marcar o novo recorde sul-americano. Guilherme Basseto ficou em nono lugar nas eliminatórias do revezamento 4x100m medley misto, com 3m48s07.

No total, oito nadadores cecilianos integram o time brasileiro: Felipe Ribeiro, Maria Paula Heitmann, Guilherme Basseto, Nicholas Santos, Léo de Deus, Beatriz Dizotti, Guilherme Costa e Ana Marcela Cunha.

Calendário da Unisanta

A competição segue no dia 24, com Guilherme Costa e Guilherme Basseto. Costa irá nadar a prova dos 1500m livre, enquanto Basseto irá participar das eliminatórias dos 50m costas. No dia 25, Basseto nada novamente, como integrante da equipe de revezamento 4x100m medley masculino. As eliminatórias têm início às 4h, enquanto as finais acontecem às 13h.

Depois acontecem as disputas de Águas Abertas, com Guilherme Costa no revezamento 4x1500m livre no dia 26/06 às 8h. A estreia da campeã olímpica Ana Marcela Cunha acontece no dia 27/06 às 7h, na prova dos 5km. A prova dos 10km, com Guilherme e Ana Marcela, será no dia 29/06, com as mulheres entrando na água às 3h, enquanto os homens iniciam a prova às 7h. Finalizando o circuito, acontece a prova de 25km, que começa às 4h no dia 30/06.

Medalhas brasileiras

Até agora, o Brasil acumula apenas duas medalhas na competição, ambas de atletas da Unisanta. Guilherme Costa conquistou, na primeira final de Mundial de sua carreira, a medalha de bronze pelos 400m livre, com 3m43s31, no sábado (18). No dia seguinte, o experiente Nicholas Santos marcou o tempo de 22s78 e com isso, conquistou o segundo lugar nos 50m borboleta, se tornando o atleta mais velho a conquistar uma medalha na competição.

A equipe da natação Unisanta tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.