coloneseNadador e aluno da Faculdade de Administração da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Victor Colonese representa o Brasil, nesta quarta-feira (17), no Campeonato Mundial Universitário – Universíades 2013, na cidade de Kazan, na Rússia. Vice-campeão sul-americano dos 10 km de Maratonas Aquáticas, Colonese disputa, na Rússia, a prova na mesma distância.

Universíade – Uma das maiores competições poliesportivas do mundo, também é conhecida como Campeonato Mundial Universitário. Reúne atletas que estejam oficialmente registrados em universidades ou institutos simulares, ou que tenham obtido o diploma no ano anterior ao evento.

A competição é realizada a cada dois anos. Seu nome vem da junção das palavras Universidade e Olimpíada. Em português, o correto seria Universíada, mas ficou a derivação inglesa.

A edição este ano está sendo realizada na cidade de Kazan, na Rússia, e teve início no último sábado. Curiosamente, é na mesma cidade que se realizará o Mundial de Desportos Aquáticos de 2015.

A tradição do evento é enorme e muitos dos melhores nadadores do mundo já competiram. Por exemplo, entre os vencedores da edição de 2011, na China, estavam os medalhistas olímpicos Laszlo Cseh da Hungria e Ryosuke Irie do Japão. Entre outros grandes nadadores recentes, já venceram em Universíades campeãs olímpicas como Britta Steffen (Alemanha), Federica Pellegini (Itália), Yana Klochkova (Ucrânia) e num passado um pouco mais distante brilhou a lenda americana Matt Biondi, com quatro medalhas de ouro na edição de 1985.