Nadando para 25s94, a 23 centésimos de sua marca recorde pan-americana, o nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia) fechou com ouro a sua notável participação nos Jogos Para Pan-Americanos Rio 2007. Na tarde desta sexta-feira (17), Carlão venceu nos 50 metros nado livre, categoria S13, conquistando a sua quinta medalha na competição, a quarta dourada.

Carlão do Brasil, como o nadador passou a ser conhecido nesta edição do Para Pan, melhorou em 32 centésimos o seu tempo nas eliminatórias e deixou na segunda posição seu maior rival na distância, o canadense Brian Hill, que completou a prova em 26s58.

Essa foi a 26ª. medalha de ouro do Brasil no Para Pan. Antes dela, Farrenberg havia conquistado ouro nos 100 e 400 metros nado livre e nos 100 metros estilo peito, além de obter prata nos 200m medley, e de um quinto lugar nos 100 metros nado borboleta.

Carlos Farrenberg, de 27 anos, é professor de Educação Física, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, a mesma do seu técnico Renato Bartholo e de seu preparador físico e integrante da equipe principal de natação da UNISANTA, Ricardo Kojima.