Com o tempo de balizamento de 26s26, registrado nas eliminatórias desta manhã de sexta-feira (17), o nadador paraolímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Carlos Farrenberg (Bartha Engenharia), encara a final dos 50 metros nado livre, categoria S13, na tarde desta sexta-feira (17), por volta das 17h30, com grandes chances de obter a sua quinta – a quarta de ouro – nos Jogos Para Pan-Americanos Rio 2007, no Conjunto Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

O Carlão do Brasil, como o nadador da UNISANTA vem sendo chamado, depois da seqüência de medalhas de ouro -100 e 400m nado livre e 100 metros estilo peito, além da prata nos 200m medley -, estará na raia principal (quatro), tendo ao seu lado o maior rival na distância, o canadense Brian Hiil, que fez o segundo melhor tempo das eliminatórias, nanando exatos 70 centésimos acima do tempo de Farrenberg.

O desempenho de Carlão esteve abaixo de suas possibilidades, já que seu tempo de entrada e atual marca recorde pan-americana é de 25s71, registrados em 6 de dezembro de 2006, no Mundial de Durban, na África do Sul. O nadador santista nadou o suficiente para garantir a primeira posição e deve melhorar seu tempo, com chances de estabelecer nova marca recorde pan-americana.

Aos 27 anos, Carlão é formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), da UNISANTA, a mesma do seu técnico Renato Bartholo, e do seu preparador físico e também integrante da equipe principal da UNISANTA, Ricardo Kojima.