No início na madrugada de terça-feira (19), no segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca, uma figura bastante conhecida das piscinas e mares do Brasil e do mundo pisará a Passarela do Samba, na Marques de Sapucaí, liderando uma legião de atletas, ex-atletas e dirigentes de grande expressão do esporte nacional.

Prometendo samba no pé e “dizendo no gogó” o samba de enredo da Portela, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e campeão brasileiro de maratonas aquáticas, Luiz Lima, transformará o Sambódromo em uma grande pista de competição, onde a Escola de Madureira, região suburbana do Rio de Janeiro, apresentará o enredo Pos deuses do Olimpo na Terra do Carnaval, uma festa do esporte, saúde e beleza, que exalta o esporte, desde sua origem até o Pan Rio 2007.

Luiz, que tem freqüentado regularmente os ensaios da escola, está otimista quanto ao desempenho da Portela na avenida. “Se depender da minha disposição e motivação, esse ano não tem para ninguém”, garante o maior favorito a uma das vagas na equipe brasileira para os Jogos Pan-Americanos.

Embora tenha na ponta da língua o samba de enredo composto pelo trio Diogo Nogueira, Ciraninho e Celsinho de Andrade, Luiz, como excelente nadador que é, demonstra seu amor pela Azul e Branca de Madureira, parafraseando o poeta Paulinho da Viola: “Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar…”

Além de Luiz Lima, a Portela terá na avenida outros talentos do esporte nacional, como os irmãos Diego e Daniele Hipólito, da Ginástica Olímpica; Juliana Velloso, dos Saltos Ornamentais; Fernando Scherer, o Xuxa, também da natação; o campeão olímpico Tande, do Voleibol; Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro; Bernard, da geração de prata do Voleibol, e Orlando Silva, ministro dos Esportes.

ENREDO – O Enredo desenvolvido pela Escola de Natal, Monarco e Paulo da Portela, entre tantos bambas, evidencia o esporte oferece esperança para um mundo melhor, possibilitando o espírito competitivo para todos sem discriminação. Ele também é inspiração, pois vislumbra a conquista de sonhos pessoais através de lições de esforço, sacrifício e determinação dos atletas.

Além disso, as pesquisas feitas pelos carnavalescos da escola demonstraram que a Água, símbolo maior da Portela, representa a força e espiritualidade, além de ser o animal favorito de Zeus, o deus maior do Olímpo, residência dos deuses gregos e sob o qual o esporte teria nascido. Daí o nome da maior competição esportiva mundial: Olimpíada.

A Portela será a quarta escola a ingressar na Sapucaí, no segundo dia de desfiles do Grupo Especial. O “tiro de partida” deverá ocorrer entre 00h15 e 1h00 de terça-feira (19).

Letra do samba POS DEUSES DO OLÍMPO NA TERRA DO CARNAVAL, UMA FESTA DO ESPORTE, SAÚDE E BELEZA

Compositores: Diogo Nogueira, Ciraninho e Celsinho de Andrade Intérprete: Gilsinho

O mensageiro do Olimpo anunciou: é

Carnaval!

Brasil, hoje é a Terra dos Deuses

Lindo paraíso tropical

A majestade do samba

Acende a chama e recebe as nações

Seu manto cobre o Rio de Janeiro

Chegou a hora de unir os corações

Voa minha águia leva o meu cantar

Semeando a paz pelas Américas

O show do Pan vai começar

Sou recordista de samba no pé

Exemplo de garra e fé

Medalha de ouro em bateria

Eu sou atleta e canto até raiar o dia

O homem lutou por fronteiras

Por seus interesses, religiões…

Hoje suplanta barreiras,

Desfaz preconceitos, juntando nações…

Esporte é vida! É beleza e emoção

É esperança, amizade, inspiração

Portela, de azul e branco em aquarela

Supera todos os limites

Vem levantar sua bandeira

O samba, de alma verde e amarela

Abençoado pelos deuses

Vem coroar Oswaldo Cruz e Madureira

Eu sou a raiz do samba

Saúde e beleza na Passarela

O Ninho da Águia, celeiro de bambas

Sou Rio, sou esporte e sou Portela.