Em grande estilo, já que atuará em uma das principais competições norte-americanas da temporada, o campeão e recordista mundial do estilo borboleta, Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia sua preparação em busca de uma inédita medalha olímpica, nos Jogos de Pequim (China), marcados para o mês de agosto.
Ao lado de outros nomes brasileiros com índices para a competição olímpica, como Thiago Pereira, Nicholas Santos, César Cielo, Rodrigo Castro e Henrique Barbosa, o nadador paraibano disputa, a partir desta sexta-feira (15) e até segunda-feira (18), o Missouri Grand Prix, no Mizzou Aquatic Center, nos Estados Unidos.
Será o primeiro grande confronto com alguns dos maiores das piscinas internacionais. Embora o objetivo seja um só – o melhor desempenho possível nos Jogos Olímpicos – a estratégia para alcançá-lo é diferente para cada atleta. E nesta guerra tática rumo a maior de todas as competições, a concentração é total. Kaio Márcio, que passou o carnaval treinando forte, embarcou na última quinta-feira (7) e disse que o Grand Prix será um bom termômetro.
“Não posso pensar em parar quando meus adversários estão treinando. Carnaval tem todos os anos, Olimpíada não. No Grand Prix vou enfrentar atletas muito fortes e vou saber se preciso ajustar alguma coisa ou não na minha preparação”, afirmou.
A disputa norte-americana envolverá mais de 20 atletas olímpicos entre os donos da casa e diversas estrelas da natação internacional. Nomes promissores dos Estados Unidos e de diversas nações juntam-se aos consagrados recordistas mundiais americanos Michael Phelps, Ryan Lochte, Aaron Peirsol, Brendan Hansen e Ian Crocker em busca de tempos, ritmo e motivação para a fase decisiva na preparação visando as Olimpíadas da China.
A participação no Grand Prix do Missouri faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, coordenado e custeado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.