Em sua estréia no 2º Grand Prix do Missouri de Natação, na piscina do Mizzou Aquatic Center, nos Estados Unidos, na tarde desta sexta-feira (15/02), o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, disputa as eliminatórias dos 200 metros nado borboleta, a partir das 16h30 (hora local).Em caso de bom desempenho, fará a final na manhã de sábado (16/02), a partir das 9 horas (hora local).
A competição, que reúne mais de 600 atletas, de 15 países e mais de 120 clubes americanos, é apontada como um grande desafio pré-olímpico. Pelo número de estrelas, a disput6a é considerada o primeiro grande termômetro para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
Além de Kaio Márcio, campeão e recordista mundial do nado borboleta em piscina curta (25 metros), o Brasil terá no Grand Prix mais quatro dos seus nove atletas que já conquistaram índices para a China: Thiago Pereira, César Cielo, Rodrigo Castro e Henrique Barbosa. Gustavo Calado e Henrique Rodrigues também são atletas brasileiros na competição.
A lista de entrada (start list) mostra com exatidão o alto nível técnico das provas. O norte-americano Michel Phelps, apontado como o grande nome dos Jogos de Pequim, cruza o caminho de kaio Márcio. O americano tem o primeiro tempo de entrada nos 200m borboleta (1m52s09). O brasileiro é o segundo (1m55s45). Além dos 200 metros, Kaio atua nos 100 metros nado borboleta, com eliminatória no domingo (17/02) e final na segunda (18/02).
A participação no Grand Prix do Missouri faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, coordenado e custeado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.