O campeão e recordista mundial do nado borboleta em piscina curta (25 metros), Kaio Márcio de Almeida, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, dá nesta sexta-feira (15), o primeiro passo rumo à consagração nos Jogos Olímpicos de Pequim. Em sua preparação para a competição chinesa, Kaio encara os 200 metros nado borboleta em sua estréia no 2º Grand Prix do Missouri de Natação, na piscina do Mizzou Aquatic Center, nos Estados Unidos.
Com o segundo melhor tempo de balizamento (1m55s45), Kaio Márcio disputa as eliminatórias dos 200 metros nado borboleta, a partir das 16h30 (hora local).Em caso de bom desempenho, fará a final na manhã de sábado (16/02), a partir das 9 horas (hora local). O dono do melhor tempo de entrada (1m52s09) é o norte-americano Michel Phelps, apontado como grande estrela da natação mundial na atualidade, com pretensões de chegar a oito medalhas douradas na capital chinesa.
Os 200 metros terão 67 nadadores, entre os quais 23 com passaportes visados para Pequim. No total, a competição norte-americana reúne mais de 600 atletas, de 15 países e mais de 120 clubes americanos. Ela é apontada como um grande desafio pré-olímpico. Pelo número de estrelas, a disput6a é considerada o primeiro grande termômetro para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
Além de Kaio Márcio, , o Brasil terá no Grand Prix mais quatro dos seus nove atletas que já conquistaram índices para a China: Thiago Pereira, César Cielo, Rodrigo Castro e Henrique Barbosa. Gustavo Calado e Henrique Rodrigues também são atletas brasileiros na competição.
Kaio Márcio também atua nos 100 metros nado borboleta, com eliminatória no domingo (17/02) e final na segunda (18/02). Nesta prova, o brasileiro aparece com o quinto melhor tempo de entrada (51s99), e além de Michel Phelps, terá de encarar outra fera da natação mundial, Ian Crocker, primeiro tempo, com 50s40, 37 centésimos melhor do que Phelps.
A participação no Grand Prix do Missouri faz parte do programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, coordenado e custeado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, com recursos dos Correios e da Lei Agnelo/Piva.