Universidade Santa Cecília (UNISANTA), atual campeã paulista de verão, e EC Pinheiros, atual campeão paulista de inverno, são os favoritos ao título do Campeonato Paulista Juvenil de Verão, competição programada para este final de semana – sábado (10) e domingo (11) -, na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da instituição de ensino, em Santos.
Em busca do bicampeonato do Troféu Ronaldo de Souza Passos, a natação da UNISANTA terá uma equipe de 45 atletas, sob o comando dos técnicos Fábio Massaini, o Binho, e Joel Moraes Santos Júnior. “Temos uma equipe forte, principalmente no feminino, mas vamos enfrentar um EC Pinheiros igualmente bem preparado e com nadadores de velocidade e estilos que podem fazer a diferença”, afirma Binho. Ele lembra que o diferencial da UNISANTA está em suas meninas. “Ana Marcela Cunha, Ana Carla Carvalho, Isabelle Longo e a Eloísa Bassani, entre outras, têm tudo para arrebentar nas provas individuais e mesmo nos revezamentos, com excelentes chances de recordes. Mas não dá para fugir da expectativa de uma disputa acirrada com o time paulistano”, completa o treinador.
Entre o sábado (1) e o domingo (11), sempre a partir das 8h30, serão disputadas 64 provas na piscina do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da instituição de ensino santista. As provas estão distribuídas em três etapas, sendo duas no sábado (11), nos períodos da manhã e tarde, e uma no domingo, no período da manhã. Das 64 provas, 52 são individuais e 12 de revezamentos (4×50 e 54×100 metros nado livre e 4×100 metros medley).As provas individuais de estilo livre terão as distâncias de 50, 100, 200, 400, 800 (somente feminino) e 1500 (somente masculino) metros. Nos demais estilos (costas, borboleta e peito), serão disputadas provas de 100 e 200 metros.