O Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, Troféu José Finkel, volta a ser realizado em Santos, nesta temporada 2009, conforme a minuta de calendário divulgada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A competição será desenvolvida, no período de 1º. A 6 de setembro, na piscina do Clube Internacional de Regatas, já que existe a necessidade de a disputa ocorrer em piscina curta (25 metros).
Essa imposição decorre do fato de a temporada internacional 2010 prever a realização do Mundial de Natação em Piscina Curta, marcado para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Apontada como uma piscina “mágica”, com dois recordes mundiais em seu “currículo”, a piscina do Internacional, por sua profundidade e configuração, oferece plenas condições para obtenção de grandes resultados.
Para os nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, a realização do Finkel, mais uma vez em sua cidade, representa um ganho mais, já que, além de não haver a necessidade de deslocação para outro centro, tradicionalmente a equipe do técnico Márcio Latuf sempre consegue bons resultados na piscina “vermelhinha”.
A mesma minuta destaca que o Brasileiro Absoluto de Verão, Troféu Maria Lenk, servindo de seletiva para o Mundial de Esportes Aquáticos – entre os meses de julho e agosto deste ano – de Roma/2009, será realizado de 5 a 10 de maio, na piscina longa (50 metros), do Complexo Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.