A 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, a ser realizada no próximo dia 24, a partir das 10 horas, com largada e chegada nas proximidades do Canal 6, coloca em jogo a definição dos quatro atletas brasileiros (dois homens e duas mulheres), que disputarão as provas de 10 km de maratonas aquáticas, válidas pelo Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado de 17 de julho a 2 de agosto, em Roma, na Itália.
Em Roma, as provas de 10 km em águas abertas estão marcadas para os dias 21 (mulheres) e 22 (homens) de julho. Os nadadores olímpicos Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan o Carmo figuram entre os favoritos às vagas brasileiras nas provas de 10 km.
A prova de 10 km, organizada pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP), abre o calendário do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas).
PAULISTA – A grande festa do esporte, proporcionada pela realização da 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, é aberta a todos. Para tal a organização realizará simultaneamente a etapa de abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com provas de um, dois e quatro quilômetros, reunindo atletas, entre os 11 e os 80 anos.
As inscrições para essas provas de curta e médias distâncias contemplam nadadores de todos os níveis e faixas etárias, podendo ser feitas, até a próxima sexta-feira (16), na Secretaria de Esportes da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos. Maiores informações, pelo telefone (13) 32027126.
Ou ainda se preferirem, podem enviar as inscrições, com o comprovante de depósito, via fax, para os números (11) 4127-6538 ou (11) 4451-6116. Neste caso, é preciso acessar o site www.maratonaaquatica.com.br e clicar em convites (no alto da página à esquerda), para entrar na carta-convite que traz todos os detalhes do evento promovido pela Federação Aquática Paulista..
As inscrições para o Estadual ainda podem ser enviadas, com o comprovante de deposito, para o e-mail: harley@maratonaaquatica.com.br. Depósito: Banco Santander, agência 2228, c/c 01 002183-1 em nome de Carla Fernandes, CPF 249.019.728-20.
As disputas fazem parte das comemorações do aniversário de 463 anos de Santos e também é uma homenagem à memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacionais de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.
A 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP). Patrocínio – Sabesp. Apoio – Prefeitura Municipal de Santos, Jornal A Tribuna e Bandeirantes Emergências Médicas (Bem). Promoção -SANTA CECÍLIA TV