Em 2088, ela foi a melhor brasileira na prova e quinta colocada no geral. Já para disputa da 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, a ser realizada no próximo dia 24, a partir das 10 horas, com largada e chegada nas proximidades do Canal 6, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, tem objetivos mais ousados.
“Quero estar no pódio, mas não posso negar que vou encarar a prova em busca da vitória”, admite a jovem atleta, que vem treinando em ritmo intensivo desde o encerramento da temporada 2008, ainda na segunda quinzena de dezembro. “Ela não parou sequer para as festas de finais de ano, treinando todos os dias”, garante seu técnico Márcio Latuf.
Na temporada passada, Ana Marcela foi eleita a melhor atleta de maratonas aquáticas do País, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico, em razão de ter sido a melhor entre as nadadoras das três Américas na estréia das maratonas aquáticas de 10 km nos Jogos Olímpicos, em Pequim, na China.
Top Five da natação mundial, pelo desempenho olímpico, Ana ainda obteve a terceira colocação no ranking mundial de 2008, superada apenas pela experiente alemã Angela Maurer, campeã mundial, e pela campeã olímpica, a russa Larissa Ilchenko.
Para a prova santista, que abre o calendário do mais importante circuito mundial de águas abertas (Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2009), Ana Marcela já tem uma estratégia pré-definida: “Preciso me manter sempre entre as ponteiras, para buscar uma posição de destaque na fase final da prova”, resume.
Além de contar com uma dotação de US$ 20 mil, a Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi coloca em jogo a definição dos quatro atletas brasileiros (dois homens e duas mulheres), que disputarão as provas de 10 km de maratonas aquáticas, válidas pelo Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado de 17 de julho a 2 de agosto, em Roma, na Itália.
Em Roma, as provas de 10 km em águas abertas estão marcadas para os dias 21 (mulheres) e 22 (homens) de julho. Os nadadores olímpicos Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo, destaques olímpicos brasileiro em Pequim, figuram entre os favoritos às vagas brasileiras nas provas de 10 km.
A prova de 10 km, organizada pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP), abre o calendário do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas).
PAULISTA – A grande festa do esporte, proporcionada pela realização da 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, é aberta a todos. Para tal a organização realizará simultaneamente a etapa de abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com provas de um, dois e quatro quilômetros, reunindo atletas, entre os 11 e os 80 anos.
As inscrições para essas provas de curta e médias distâncias contemplam nadadores de todos os níveis e faixas etárias, podendo ser feitas, até a próxima sexta-feira (16), na Secretaria de Esportes da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos. Maiores informações, pelo telefone (13) 32027126.
Ou ainda se preferirem, podem enviar as inscrições, com o comprovante de depósito, via fax, para os números (11) 4127-6538 ou (11) 4451-6116. Neste caso, é preciso acessar o site www.maratonaaquatica.com.br e clicar em convites (no alto da página à esquerda), para entrar na carta-convite que traz todos os detalhes do evento promovido pela Federação Aquática Paulista..
As inscrições para o Estadual ainda podem ser enviadas, com o comprovante de deposito, para o e-mail: harley@maratonaaquatica.com.br. Depósito: Banco Santander, agência 2228, c/c 01 002183-1 em nome de Carla Fernandes, CPF 249.019.728-20.
As disputas fazem parte das comemorações do aniversário de 463 anos de Santos e também é uma homenagem à memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas nacionais de maratonas em todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.
A 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP). Patrocínio – Sabesp. Apoio – Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Santos, Jornal A Tribuna e Bandeirantes Emergências Médicas (Bem). Promoção -SANTA CECÍLIA TV