Com grandes chances de um bom resultado, a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, inicia nesta sexta-feira (7), às 9 horas, na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, a corrida pelo ouro no Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos. Nesta primeira empreitada, a atual bicampeã brasileira dos 5 e 10 km encara a prova dos 5 km, tendo pela frente, entre outras adversárias a chilena Kristel Kobrich e a também brasileira Maria da Penha, a Pepenha.
A prova na distância olímpica, 10 km, está marcada para domingo (9), no mesmo horário.Para as maratonas aquáticas, o Sul-Americano tornou-se uma importante fase para o treinando rumo ao Mundial de Sevilha, de 3 a 8 de maio, onde serão definidas vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim, na prova dos 10 km..
Além de bicampeã brasileira nos 5 e 10 km e sétima colocada na maratona aquática de 10km dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Ana Marcela tem em seu currículo os títulos de campeã dos 5km e 10km nos Jogos Desportivos Sul-Americanos (Odesur) em Buenos Aires/Argentina, em 2006, bem como o de campeã da Travessia dos Fortes de 2006, sendo a mais jovem atleta a conseguir tal resultado.
Ela foi também medalha de bronze na etapa de Belém/PA do Circuito Internacional de Maratonas Aquáticas de 2006. Finalista no 1º Mundial Júnior de Natação no revezamento 4x200m livre (8º lugar), e quinta colocada na 2ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, 1ª etapa do Circuito Mundial da FINA em 10km, em 2008.
Com este último resultado, que lhe valeu ainda a condição de melhor brasileira na prova, Ana Marcela assegurou qualificação para o Mundial de Sevilha, na Espanha, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Mas antes de encarar as águas espanholas, a maratonista da UNISANTA participará, no próximo dia 15 da segunda etapa do circuito mundial, atuando em Dubai, nos Emirados Árabes, para onde embarca neste domingo (9), após a disputa da prova dos 10 km do Sul-Americano Absoluto.